Israel bombardeia Faixa de Gaza em resposta a ataque com rockets
04.06.2015 06h53
A Força Aérea israelita bombardeou hoje com mísseis ar-terra várias instalações militares na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de 'rockets', esta noite, informaram testemunhas e fontes oficiais à agência Efe.

© Mohamad Torokman / Reuters
Os aviões israelitas sobrevoaram intensamente a Faixa de Gaza antes de lançar diversos projéteis no norte centro e sul do território.
Bombeiros e ambulâncias deslocaram-se para a zona, embora segundo fontes médicas palestinianas não se tenham registado feridos.
A polícia e as forças de segurança do movimento islamita Hamas evacuaram vários edifícios e instalações militares em diversos pontos da zona por receio de ataques como represália.
Pelo menos um míssil foi dirigido contra uma instalação de treino das brigadas Al Kasam, braço armado do Hamas.
"Em resposta aos rockets, a Força de Defesa de Israel atacou sítios terroristas em Gaza. Ontem [quarta-feira] dois rockets foram disparados contra o sul de Israel a partir da faixa que caíram em zonas abertas perto das cidades de Ashkelon e Netivot sem que se informasse de feridos. É o segundo ataque desde Gaza nos últimos dez dias", afirmou o exército israelita em comunicado.
O porta-voz militar, tenente-coronel Peter Lerner, assinalou que os rockets "colocaram em perigo mais de 140 mil vidas israelitas".
"Os israelitas e palestinianos merecem vidas normais, mas, em troca, o Hamas escolhe usar a Faixa de Gaza como uma plataforma de lançamento de ataques com rockets. O exército atua contra a agressão, contra os que tentam aterrorizar Israel e atua para proteger os israelitas do fogo indiscriminado com rockets de Gaza", disse Lerner na mesma nota.
Lusa
Relacionados
-
Israel lança ataques aéreos em Gaza após ofensiva com rocket
A força aérea israelita realizou hoje quatro ataques aéreos contra alvos militantes na Faixa de Gaza, de acordo com testemunhas palestinianas, horas depois de um ataque com um rocket ter atingido o Estado judaico.
-
Amnistia Internacional acusa Hamas de crimes de guerra durante conflito de Gaza em 2014
A Amnistia Internacional acusou hoje o movimento palestiniano Hamas de praticar "uma campanha brutal de raptos, tortura e homicídios" contra alegados colaboradores de Israel e simpatizantes do partido palestiniano Fatah, durante a ofensiva israelita de 2014 em Gaza.
- 2:56
Soldados israelitas denunciam violação das regras de combate em Gaza
Durante a guerra do verão passado, Israel atacou Gaza de forma indiscriminada e não respeitou a segurança e a protecção dos civis. É o que conclui o relatório de uma organização israelita de antigos militares, que recolhe testemunhos de soldados que participaram na ofensiva. A organização diz que as hierarquias militares violaram a lei internacional, provocando a morte a mais de 2 mil palestinianos, a maioria civis. Israel já prometeu uma investigação.
Na Homepage
- 3:02
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
Lisboa e Leiria sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido ao vento forte
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar sob aviso amarelo na faixa costeira entre quarta e quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
24.04.2018 às 14h06
-
Aviões aterraram na Madeira mas três aterragens foram canceladas devido ao vento
24.04.2018 às 15h00
-
- 1:19
Ordem dos Médicos diz que Santa Maria não tem condições para dar formação em otorrinolaringologia
O Hospital de Santa Maria está impedido de formar novos médicos na especialidade de otorrinolaringologia até abril do próximo ano. A Ordem dos Médicos considera que o serviço não tem condições para continuar a dar formação aos internos. A SIC contactou o Hospital de Santa Maria que recusou prestar declarações sobre o caso.
24.04.2018 às 15h11
-
-
Mais de 75% das grávidas vacinadas contra a tosse convulsa em 2017
Os dados correspondem ao ano passado, onde 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa. Este é o primeiro balanço da alteração ao Plano Nacional da Vacinação, desde que foi implementado em janeiro de 2017. Os números da campanha de repescagem para a vacina do sarampo também já são conhecidos, estimando-se que 60 a 70 mil pessoas tenham sido vacinadas contra a doença só este ano.
24.04.2018 às 11h24
-
-
- 1:13
Governo quer que os anos do serviço militar obrigatório contem para a carreira contributiva
O Governo quer que o tempo de serviço militar obrigatório conte na carreira contributiva no regime geral. Desta forma, os contribuintes poderão ter direito a bonificações nas reformas antecipadas e nas pensões. O serviço militar obrigatório terminou em 2004.
24.04.2018 às 13h36
-
- 2:19
Serviços mínimos impedem que falte água em dia de greve com grande adesão
24.04.2018 às 14h22
-
-
-
Ikea avisa clientes por causa de lapso no fabrico de placa de fogão
Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo Ikea levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste ano a agendarem uma visita técnica de reparação.
24.04.2018 às 11h46
- 1:19
Irão, protecionismo e jardinagem. A visita de Estado de Marcon aos EUA
Emmanuel Macron está em Washington, numa visita de Estado que tem o Irão e o protecionismo norte-americano em pano de fundo. Ontem, Trump e o homólogo francês plantaram uma árvore e visitaram monumentos históricos. O dia acabou com um jantar de Estado, o primeiro oferecido a um líder estrangeiro nos 15 meses de Trump na Casa Branca.
24.04.2018 às 13h36
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31