sicnot

Perfil

Mundo

Israel bombardeia Faixa de Gaza em resposta a ataque com rockets

A Força Aérea israelita bombardeou hoje com mísseis ar-terra várias instalações militares na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de 'rockets', esta noite, informaram testemunhas e fontes oficiais à agência Efe.

© Mohamad Torokman / Reuters

Os aviões israelitas sobrevoaram intensamente a Faixa de Gaza antes de lançar diversos projéteis no norte centro e sul do território. 

Bombeiros e ambulâncias deslocaram-se para a zona, embora segundo fontes médicas palestinianas não se tenham registado feridos.

A polícia e as forças de segurança do movimento islamita Hamas evacuaram vários edifícios e instalações militares em diversos pontos da zona por receio de ataques como represália.

Pelo menos um míssil foi dirigido contra uma instalação de treino das brigadas Al Kasam, braço armado do Hamas.

"Em resposta aos rockets, a Força de Defesa de Israel atacou sítios terroristas em Gaza. Ontem [quarta-feira] dois rockets foram disparados contra o sul de Israel a partir da faixa que caíram em zonas abertas perto das cidades de Ashkelon e Netivot sem que se informasse de feridos. É o segundo ataque desde Gaza nos últimos dez dias", afirmou o exército israelita em comunicado.

O porta-voz militar, tenente-coronel Peter Lerner, assinalou que os rockets "colocaram em perigo mais de 140 mil vidas israelitas".

"Os israelitas e palestinianos merecem vidas normais, mas, em troca, o Hamas escolhe usar a Faixa de Gaza como uma plataforma de lançamento de ataques com rockets. O exército atua contra a agressão, contra os que tentam aterrorizar Israel e atua para proteger os israelitas do fogo indiscriminado com rockets de Gaza", disse Lerner na mesma nota.


Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.