sicnot

Perfil

Mundo

ONU pede respeito integral do cessar-fogo na Ucrânia

As Nações Unidas pediram hoje a todas as partes em conflito na Ucrânia para respeitarem integralmente o cessar-fogo acordado em Minsk em fevereiro, depois de confrontos nos últimos dias terem suscitado o receio de uma escalada. 

© Gleb Garanich / Reuters

"O cessar-fogo deve ser integralmente respeitado e a proteção dos civis deve ser uma prioridade", disse o secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, numa reunião de emergência do Conselho de Segurança.

"Ou estamos a assistir ao aprofundamento de um conflito insanável ou a um recrudescimento momentâneo em partes da zona de conflito. Não podemos permitir-nos nenhum desses cenários", disse Feltman perante os 15 membros do órgão.

O Conselho de Segurança reuniu-se hoje de emergência, a pedido da Lituânia, para avaliar a situação na Ucrânia, onde os confrontos nos últimos dias suscitaram o receio de o cessar-fogo estar em risco.

Na quarta-feira, pelo menos 28 pessoas foram mortas na cidade de Marinka, nos piores confrontos desde que a trégua entrou em vigor.

"Os desenvolvimentos em torno de Marinka são preocupantes", disse por seu lado ao Conselho o "número dois" da missão de observação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Alexander Hug.

Esses confrontos, considerou, sugerem que "a via militar não foi abandonada em favor da via política" e as violações da trégua estão a tornar-se "mais frequentes e mais graves".

O conflito armado no leste da Ucrânia fez mais de 6.400 mortos desde abril de 2014.








Lusa
  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.