sicnot

Perfil

Mundo

Tartaruga em vias de extinção vai ser mãe

Os cientistas estão ansiosos: uma tartaruga chinesa de carapaça mole deverá por ovos nas próximas semanas, no Jardim Zoológico de Sozhou, na China. O anfíbio pertence a uma espécie ameaçada de extinção. Em todo o mundo há apenas 4 exemplares conhecidos.

Tartaruga-de-carapaça-mole. Esta foi encontrada em 2003, na China Town em Nova Iorque, numa loja de animais. Esta espécie está em sério risco de extinção. Em todo o mundo há apenas 4 exemplares conhecidos.

Tartaruga-de-carapaça-mole. Esta foi encontrada em 2003, na China Town em Nova Iorque, numa loja de animais. Esta espécie está em sério risco de extinção. Em todo o mundo há apenas 4 exemplares conhecidos.

© Chip East / Reuters

Tem mais de 100 anos mas ainda vai dar muitas alegrias. Que o digam os cientistas da Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem. Estão mais ansiosos que nunca.
 
A razão de tanta felicidade tem uma carapaça mole e, imagine-se, urina pela boca. Mas já lá vamos. É um dos exemplares desta espécie em vias de extinção. Em todo o mundo há apenas 4.

Recentemente, esta a tartaruga foi sujeita a uma inseminação artificial com o esperma do último macho existente na China. Uma ajuda preciosa, já que o casal não podia usar o método natural. O macho tem os órgãos sexuais danificados.

Só daqui a umas semanas, os cientistas vão saber se foram bem-sucedidos.


Tartaruga-de-carapaça-mole urina pela boca

A descoberta deixou os cientistas da Universidade Nacional de Singapura surpreendidos: a tartaruga-chinesa-de-carapaça-lisa, urina pela boca. 

O animal tem o hábito de submergir a cabeça quando as poças de lama secam e, nessas ocasiões urina pela boca.

A investigação foi publicada na revista Experimental Biology. Durante seis dias, colocaram vários exemplares desta espécie, Pelodiscus sinensis, debaixo de água.

Mediram a quantidade de ureia na urina e verificaram que apenas 6% da ureia produzida pelas tartarugas era excretada pelos rins.

Depois meteram os animais em poças, onde podiam submergir a cabeça. Mediram a quantidade de ureia expelida e, nestes casos, era 50 vezes mais alta.

Os investigadores injetaram ainda ureia nas tartarugas, mediram os níveis de concentração no sangue e na saliva e concluíram que na boca, a concentração era 250 vezes mais elevada.

Os cientistas só não sabem é a razão por que isto acontece, mas desconfiam: pode estar relacionado com o ambiente salino em que vivem.


  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58