sicnot

Perfil

Mundo

Grupo extremista Estado Islâmico assume controlo de Sirte, na Líbia

O grupo extremista Estado Islâmico anunciou hoje que assumiu o controlo da cidade de Sirte, na Líbia, segundo o centro norte-americano de monitorização de páginas na Internet islâmicas (SITE).

© Goran Tomasevic / Reuters

O grupo Estado Islâmico já controlava desde maio o aeroporto daquela cidade.

O Estado Islâmico postou uma série de fotografias de combatentes a indicar que conquistou à milícia Fajr Líbia a cidade de Sirte, localizada a 450 quilómetros a leste de Tripoli.

O SITE citou um relatório em que o autodenominado 'Estado Islâmico--Província de Tripoli' refere que "soldados do califado" assumiram o controlo dos últimos homens armados da Fajr Líbia.

O documento salienta que Sirte vai ser a "cidade costeira que vai ligar o leste e o oeste da Líbia controlada pelos combatentes do Estado Islâmico".

No mesmo documento, explicam que o controlo de Sirte ocorreu depois de combates durante a madrugada e que a milícia líbia perdeu todas as entradas na cidade, incluindo uma central elétrica, um campo militar e a base de Al-Qardhabiyah.










Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.