sicnot

Perfil

Mundo

Grupo extremista Estado Islâmico assume controlo de Sirte, na Líbia

O grupo extremista Estado Islâmico anunciou hoje que assumiu o controlo da cidade de Sirte, na Líbia, segundo o centro norte-americano de monitorização de páginas na Internet islâmicas (SITE).

© Goran Tomasevic / Reuters

O grupo Estado Islâmico já controlava desde maio o aeroporto daquela cidade.

O Estado Islâmico postou uma série de fotografias de combatentes a indicar que conquistou à milícia Fajr Líbia a cidade de Sirte, localizada a 450 quilómetros a leste de Tripoli.

O SITE citou um relatório em que o autodenominado 'Estado Islâmico--Província de Tripoli' refere que "soldados do califado" assumiram o controlo dos últimos homens armados da Fajr Líbia.

O documento salienta que Sirte vai ser a "cidade costeira que vai ligar o leste e o oeste da Líbia controlada pelos combatentes do Estado Islâmico".

No mesmo documento, explicam que o controlo de Sirte ocorreu depois de combates durante a madrugada e que a milícia líbia perdeu todas as entradas na cidade, incluindo uma central elétrica, um campo militar e a base de Al-Qardhabiyah.










Lusa
  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22