sicnot

Perfil

Mundo

Grupo extremista Estado Islâmico assume controlo de Sirte, na Líbia

O grupo extremista Estado Islâmico anunciou hoje que assumiu o controlo da cidade de Sirte, na Líbia, segundo o centro norte-americano de monitorização de páginas na Internet islâmicas (SITE).

© Goran Tomasevic / Reuters

O grupo Estado Islâmico já controlava desde maio o aeroporto daquela cidade.

O Estado Islâmico postou uma série de fotografias de combatentes a indicar que conquistou à milícia Fajr Líbia a cidade de Sirte, localizada a 450 quilómetros a leste de Tripoli.

O SITE citou um relatório em que o autodenominado 'Estado Islâmico--Província de Tripoli' refere que "soldados do califado" assumiram o controlo dos últimos homens armados da Fajr Líbia.

O documento salienta que Sirte vai ser a "cidade costeira que vai ligar o leste e o oeste da Líbia controlada pelos combatentes do Estado Islâmico".

No mesmo documento, explicam que o controlo de Sirte ocorreu depois de combates durante a madrugada e que a milícia líbia perdeu todas as entradas na cidade, incluindo uma central elétrica, um campo militar e a base de Al-Qardhabiyah.










Lusa
  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.