sicnot

Perfil

Mundo

Futuro de benefício mútuo entre humanos e robôs é inevitável

A professora de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos da América (EUA), Manuela Veloso disse hoje que um futuro de coexistência entre humanos e robôs que beneficie uns e outros é inevitável.

Robô construído nos EUA para trabalhar em situações de desastre.

Robô construído nos EUA para trabalhar em situações de desastre.

© David McNew / Reuters

Na sessão de abertura da conferência "Admirável Mundo Novo - O futuro chegou cedo demais?", organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, na Casa da Música, no Porto, a investigadora portuguesa, que trabalha com robôs CoBot que já alcançaram mais de mil quilómetros de navegação autónoma, reconheceu que os robôs na atualidade ainda "têm muitas limitações".

Manuela Veloso realçou que, "mesmo que esteja tudo digitalizado, vai sempre haver coisas que, de facto, os robôs vão ter mais dificuldade em fazer do que os humanos", acrescentando não saber quando é que "vão perceber criatividade, literatura, linguagem, perceber os objetos todos".

A investigadora, licenciada pelo Instituto Superior Técnico e antiga presidente da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, exemplificou ainda a autonomia dos robôs com os quais trabalha, mostrando casos em que, quando bloqueados, os robôs pedem ajuda, seja às pessoas no seu entorno seja por e-mail.

"Também pede ajuda à Web. Cada vez que eu disser alguma coisa que ele não conhece, em vez de não fazer nada, há este mundo digital maravilhoso que é a Internet a que o robô pode aceder facilmente", referiu Manuela Veloso.

A conferência "Admirável Mundo Novo -- O futuro chegou cedo demais?" decorre ao longo do dia com oradores como o economista Tyler Cowen, o investigador Evgeny Morozov e o escritor Bruce Sterling, entre outros.


Lusa
  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto a uma margem, em frente à Portugália. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Última Hora

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.