sicnot

Perfil

Mundo

Japão vai desmantelar central de Fukushima dentro de 30 a 40 anos

O governo japonês aprovou hoje a revisão do plano para as operações de desmantelamento da central nuclear de Fukushima, cuja duração total se mantêm no prazo de entre 30 e 40 anos. 

© Kim Kyung Hoon / Reuters

Apesar de a retirada do combustível -- uma operação chave no processo -- se atrasar entre dois e três anos, o executivo nipónico e a proprietária da fábrica, a Tokyo Electric Power (TEPCO), estimaram que a alteração não afeta o conjunto de trabalhos pendentes na central.

Além da retirada do combustível fundido de dentro dos reatores, a central, atingida pelo terramoto e tsunami de 2011, ainda enfrenta o problema da acumulação diária de centenas de toneladas de água radioativa nas instalações.

Estas inundações são produto da água que através dos canais naturais entra nos porões dos reatores e, uma vez aí, se mistura com líquido refrigerante contaminado que esteve em contacto com as unidades danificadas. 

Atualmente o Governo e a TEPCO estão a testar um sistema experimental -- um muro de gero subterrâneo -- para desviar o fluxo das águas subterrâneas e evitar que essa acumulação diária de água possa ir parar ao oceano Pacífico. 

O tsunami e sismo de magnitude 9 na escala de Richter de 11 de março de 2011 provocou em Fukushima o pior acidente nuclear desde o de Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

As emissões e fugas resultantes mantêm deslocadas milhares de pessoas que viviam junto à central nuclear e afetaram gravemente a agricultura, pecuária e pesca local. 


Lusa
  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC