sicnot

Perfil

Mundo

Itália pede a Bruxelas para criar campos de refugiados na Líbia

Itália vai pedir à União Europeia para criar campos de acolhimento de refugiados na Líbia e diz ter um plano B que vai "magoar a Europa", se os parceiros europeus continuarem a ignorar a crise humanitária nas costas italianas.

© Ismail Zetouni / Reuters

O país está a ter dificuldades em acomodar os imigrantes que chegam a Itália em barcos lotados, uma situação que foi agravada com o reforço da segurança nas fronteiras com França e a Áustria, o que causou verdadeiros problemas nas estações de comboio de Itália.

A crise "não deve ser subestimada", afirmou o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, numa altura em que Áustria, França e Suíça expulsaram imigrantes que estavam a pedir asilo, os quais voltaram para Itália.

"Deixei-me ser claro: as respostas da Europa até agora não foram suficientemente boas", acrescentou Renzi.

A União Europeia está a ter dificuldade em chegar a um consenso em relação ao plano de distribuição de imigrantes, segundo o qual 24.000 refugiados deveriam ser levados para outros países.

Para o primeiro-ministro italiano, "redistribuir só 24.000 pessoas é quase uma provocação".

Matteo Renzi disse mesmo que, "se a Europa escolher a solidariedade, ótimo, mas se não, [Itália] já tem um plano B preparado", alertando, no entanto, que esse plano B "ia antes de mais magoar a Europa".

Em entrevista à Sky TG24, o ministro do interior italiano, Angelino Alfano, disse que não pode revelar o plano B de Itália sobre esta matéria, mas garantiu que, "se a Europa não for compreensiva, vai ter de lidar com uma Itália diferente".

"Não vamos aceitar uma Europa egoísta", lançou Alfano.

Lusa
  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38