sicnot

Perfil

Mundo

Governo de união palestiniano apresenta demissão

O governo de união palestiniano, formado em 2014 numa tentativa de ultrapassar os diferendos entre o movimento radical Hamas e a Fatah, partido do presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas, apresentou hoje a demissão, divulgou uma fonte oficial.

Primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah.

Primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah.

© Mussa Qawasma / Reuters

"O primeiro-ministro palestiniano Rami Hamdallah apresentou a sua demissão a Abbas, que ordenou [Hamdallah] a formar um novo governo", afirmou Nimr Hammad, conselheiro do presidente da Autoridade Palestiniana, em declarações à agência francesa AFP.

As conversações para a formação do novo executivo devem começar imediatamente e vão incluir consultas com as várias fações palestinianas, incluindo o movimento islâmico palestiniano Hamas, acrescentou o mesmo conselheiro.

A Fatah é a principal fação da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e o partido de Abbas.

Fontes oficiais afirmaram que a dissolução do atual governo de união, composto por tecnocratas, estava a ser discutida há vários meses, por causa da incapacidade do executivo de agir na Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas desde junho de 2007.

Lusa
  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09