sicnot

Perfil

Mundo

Governo de união palestiniano apresenta demissão

O governo de união palestiniano, formado em 2014 numa tentativa de ultrapassar os diferendos entre o movimento radical Hamas e a Fatah, partido do presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas, apresentou hoje a demissão, divulgou uma fonte oficial.

Primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah.

Primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah.

© Mussa Qawasma / Reuters

"O primeiro-ministro palestiniano Rami Hamdallah apresentou a sua demissão a Abbas, que ordenou [Hamdallah] a formar um novo governo", afirmou Nimr Hammad, conselheiro do presidente da Autoridade Palestiniana, em declarações à agência francesa AFP.

As conversações para a formação do novo executivo devem começar imediatamente e vão incluir consultas com as várias fações palestinianas, incluindo o movimento islâmico palestiniano Hamas, acrescentou o mesmo conselheiro.

A Fatah é a principal fação da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e o partido de Abbas.

Fontes oficiais afirmaram que a dissolução do atual governo de união, composto por tecnocratas, estava a ser discutida há vários meses, por causa da incapacidade do executivo de agir na Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas desde junho de 2007.

Lusa
  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa