sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU saúda encíclica do papa sobre ambiente

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou hoje a encíclica do papa Francisco sobre o ambiente e exortou os governos a "colocarem o interesse geral acima dos interesses nacionais" neste domínio.

Virginia Mayo

Ban recorda num comunicado as declarações do papa, sublinhando que "as alterações climáticas são um dos principais desafios da humanidade e uma questão moral que implica um diálogo respeitoso com todos os que compõem a sociedade".

"A humanidade tem obrigação de proteger a nossa morada comum, o planeta Terra, e de se mostrar solidária com os mais pobres e os mais vulneráveis que sofrem mais os impactos das alterações climáticas", insistiu Ban.

O secretário-geral das Nações Unidas exortou os governos "a colocaram o interesse geral acima dos interesses nacionais e a aprovarem um acordo ambicioso e universal sobre o clima" na conferência de Paris em dezembro.

Numa encíclica sobre o ambiente em forma de manifesto contra o egoísmo dos mais ricos, o papa Francisco tomou a defesa do planeta, ameaçado de destruição pelo aquecimento global e pelo consumismo, e dos mais pobres.

Lusa
  • Economia portuguesa a crescer
    2:26
  • Ano letivo "de uma maneira geral começou bem"

    País

    O Presidente da República considerou esta sexta-feira que o ano letivo "de uma maneira geral começou bem" e defendeu a possibilidade serem feitas "correções" a situações "injustas ou discutíveis" entre os concursos que se realizam de quatro em quatro anos.