sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU saúda encíclica do papa sobre ambiente

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou hoje a encíclica do papa Francisco sobre o ambiente e exortou os governos a "colocarem o interesse geral acima dos interesses nacionais" neste domínio.

Virginia Mayo

Ban recorda num comunicado as declarações do papa, sublinhando que "as alterações climáticas são um dos principais desafios da humanidade e uma questão moral que implica um diálogo respeitoso com todos os que compõem a sociedade".

"A humanidade tem obrigação de proteger a nossa morada comum, o planeta Terra, e de se mostrar solidária com os mais pobres e os mais vulneráveis que sofrem mais os impactos das alterações climáticas", insistiu Ban.

O secretário-geral das Nações Unidas exortou os governos "a colocaram o interesse geral acima dos interesses nacionais e a aprovarem um acordo ambicioso e universal sobre o clima" na conferência de Paris em dezembro.

Numa encíclica sobre o ambiente em forma de manifesto contra o egoísmo dos mais ricos, o papa Francisco tomou a defesa do planeta, ameaçado de destruição pelo aquecimento global e pelo consumismo, e dos mais pobres.

Lusa
  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.