sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU saúda encíclica do papa sobre ambiente

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou hoje a encíclica do papa Francisco sobre o ambiente e exortou os governos a "colocarem o interesse geral acima dos interesses nacionais" neste domínio.

Virginia Mayo

Ban recorda num comunicado as declarações do papa, sublinhando que "as alterações climáticas são um dos principais desafios da humanidade e uma questão moral que implica um diálogo respeitoso com todos os que compõem a sociedade".

"A humanidade tem obrigação de proteger a nossa morada comum, o planeta Terra, e de se mostrar solidária com os mais pobres e os mais vulneráveis que sofrem mais os impactos das alterações climáticas", insistiu Ban.

O secretário-geral das Nações Unidas exortou os governos "a colocaram o interesse geral acima dos interesses nacionais e a aprovarem um acordo ambicioso e universal sobre o clima" na conferência de Paris em dezembro.

Numa encíclica sobre o ambiente em forma de manifesto contra o egoísmo dos mais ricos, o papa Francisco tomou a defesa do planeta, ameaçado de destruição pelo aquecimento global e pelo consumismo, e dos mais pobres.

Lusa
  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.