sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU saúda encíclica do papa sobre ambiente

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou hoje a encíclica do papa Francisco sobre o ambiente e exortou os governos a "colocarem o interesse geral acima dos interesses nacionais" neste domínio.

Virginia Mayo

Ban recorda num comunicado as declarações do papa, sublinhando que "as alterações climáticas são um dos principais desafios da humanidade e uma questão moral que implica um diálogo respeitoso com todos os que compõem a sociedade".

"A humanidade tem obrigação de proteger a nossa morada comum, o planeta Terra, e de se mostrar solidária com os mais pobres e os mais vulneráveis que sofrem mais os impactos das alterações climáticas", insistiu Ban.

O secretário-geral das Nações Unidas exortou os governos "a colocaram o interesse geral acima dos interesses nacionais e a aprovarem um acordo ambicioso e universal sobre o clima" na conferência de Paris em dezembro.

Numa encíclica sobre o ambiente em forma de manifesto contra o egoísmo dos mais ricos, o papa Francisco tomou a defesa do planeta, ameaçado de destruição pelo aquecimento global e pelo consumismo, e dos mais pobres.

Lusa
  • Google anuncia alterações para combater notícias falsas

    Mundo

    A Google vai utilizar as observações dos utilizadores e de avaliadores sobre os resultados das pesquisas para introduzir "melhorias" no seu algoritmo e combater o fenómeno das notícias falsas, anunciou a empresa no seu blogue corporativo.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC