sicnot

Perfil

Mundo

Secretário-geral da ONU saúda encíclica do papa sobre ambiente

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou hoje a encíclica do papa Francisco sobre o ambiente e exortou os governos a "colocarem o interesse geral acima dos interesses nacionais" neste domínio.

Virginia Mayo

Ban recorda num comunicado as declarações do papa, sublinhando que "as alterações climáticas são um dos principais desafios da humanidade e uma questão moral que implica um diálogo respeitoso com todos os que compõem a sociedade".

"A humanidade tem obrigação de proteger a nossa morada comum, o planeta Terra, e de se mostrar solidária com os mais pobres e os mais vulneráveis que sofrem mais os impactos das alterações climáticas", insistiu Ban.

O secretário-geral das Nações Unidas exortou os governos "a colocaram o interesse geral acima dos interesses nacionais e a aprovarem um acordo ambicioso e universal sobre o clima" na conferência de Paris em dezembro.

Numa encíclica sobre o ambiente em forma de manifesto contra o egoísmo dos mais ricos, o papa Francisco tomou a defesa do planeta, ameaçado de destruição pelo aquecimento global e pelo consumismo, e dos mais pobres.

Lusa
  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.