Cientistas desenvolvem vacina que neutraliza VIH em ratos

Um grupo de cientistas desenvolveu uma vacina experimental que pode gerar em ratos os anticorpos necessários para neutralizar o vírus do VIH, que provoca a Sida.

© STR New / Reuters

As conclusões foram publicadas em três estudos divulgados quinta-feira nas revistas especializadas Cell e Science.

Os estudos foram realizados por cientistas de dois centros norte-americanos, o Instituto de Investigação Scripps e da Universidade Rockefeller, e pela Iniciativa Internacional da Vacina da Sida.

A descoberta pode fornecer informação crucial para se chegar a uma vacina eficaz contra a Sida, referem no estudo os autores.

A natureza mutante do vírus VIH, assim que entra no corpo, tem sido uma frustração para os investigadores, que têm feito um enorme esforço para compreender o comportamento do vírus.

Nos últimos anos, os cientistas conseguiram perceber que um pequeno grupo de pessoas que vive com VIH desenvolve anticorpos que neutralizam amplamente o vírus.

Os investigadores que publicaram o estudo conseguiram demonstrar que é possível gerar aqueles anticorpos em ratos através de uma sucessão de vacinas.

• Análise ao VIH através do telemóvel

Um aparelho que custa 34 dólares (29,6 euros) ligado a um smartphone revelou ser tão eficaz quanto o mais caro equipamento de laboratório no diagnóstico do vírus VIH/sida, que ronda os 18 mil dólares (cerca de 16 mil euros). E, ao contrário desse equipamento de laboratório, este mais pequeno e portátil, poderá tornar-se na "arma" mais eficiente para o combate à doença em locais onde não há acesso fácil aos laboratórios, como em países de África.

• "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    O Dia Seguinte

2ªFEIRA 21:50

As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

• SIC revela relatório que provava falência do GES
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
  • Vulcão Etna em erupção
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações

A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.