sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas explicam porque ver vídeos de gatos faz bem à saúde

Os vídeos com gatos difundidos pela Internet não só fazem muitos rir como também trazem benefícios para a saúde, garante um novo estudo.

© Juan Carlos Ulate / Reuters

Ao assistir aos vídeos de gatos e gatinhos a brincar aumenta os níveis de energia e diminui os sentimentos negativos, afirma a investigadora da Universidade Indiana, Jessica Gall Myrick.

"Pode haver quem pense que ver vídeos online de gatos não é sério o suficiente para ser objeto de estudo académico, mas a verdade é que é o mais visto na Internet",  diz a investigadora."Mas se queremos entender melhor o efeito que a Internet tem em nós como indivíduos e na sociedade, então os investigadores não podem ignorar mais os gatos".

Desde 2014 foram colocados no YouTube quase 2 milhões de vídeos com gatos. Foram vistos cerca de 26 mil milhões de vezes. De acordo com o estudo, vídeos com gatos têm mais visualizações do que qualquer outro conteúdo no YouTube.

O estudo de Myrick foi publicado na revista   Computers in Human Behavior.

  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC