sicnot

Perfil

Mundo

Dezenas de milhares de fiéis na Esplanada das Mesquitas para o Ramadão

Dezenas de milhares de fiéis convergiram esta sexta-feira para a Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar santo do Islão, em Jerusalém Oriental, para a primeira grande oração semanal do Ramadão, constataram jornalistas da AFP.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stefan Wermuth / Reuters

Este afluxo foi favorecido por medidas excecionais das autoridades israelitas por ocasião do Ramadão.

Jerusalém Oriental é a parte palestiniana da cidade que Israel ocupou e anexou e está ligada à Cisjordânia, também sob ocupação israelita.

Cerca de 200 mil fiéis, segundo o dirigente do Waqf (Gabinete dos Bens Muçulmanos), xeque Azzam Khatib, ou 80 mil, segundo a porta-voz da polícia israelita, Luba Samri, convergiram para a Esplanada das Mesquitas para a primeira oração de sexta-feira do mês de jejum, com que os muçulmanos comemoram a primeira revelação do Corão pelo profeta Maomé. 

Pelo menos 120 mil pessoas, segundo o xeque Khatib, ou 48 mil, segundo a porta-voz da polícia, vieram da Cisjordânia. 

Por norma, os fiéis são apenas alguns milhares numa sexta-feira habitual. 

Coisa rara, cerca de 500 palestinianos vindos da Faixa de Gaza, que está sob bloqueio israelita, puderam participar na oração, indicou uma responsável da entidade do Ministério da Defesa encarregada de coordenar as atividades israelitas nos territórios palestinianos. 
Lusa
  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.