sicnot

Perfil

Mundo

Obama aplaude mensagem do Papa sobre alterações climáticas

O Presidente norte-americano, Barack Obama, saudou hoje a mensagem "clara e forte" do papa Francisco, de apelo aos dirigentes mundiais para que atuem depressa na luta contra as alterações climáticas. 

© Kevin Lamarque / Reuters

"Admiro profundamente a decisão do papa de pedir ação contra as alterações climáticas de maneira clara, forte e com toda a autoridade moral que a sua posição lhe confere", indicou, em comunicado, o Presidente norte-americano sobre a publicação da encíclica papal dedicada ao ambiente. 

"Como o papa Francisco disse eloquentemente esta manha, nós temos a responsabilidade de proteger os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos dos impactos devastadores das alterações climáticas", disse. 

Obama apelou também para a proteção dos mais pobres "que têm mais a perder" com a sudida do termómetro mundial. 

O Presidente norte-americano acrescentou estar impaciente para poder abordar diretamente a questão com o papa, durante a visita de Jorge Bergoglio à Casa Branca, marcada para o 23 de setembro deste ano. 

À medida que se aproxima a data da conferência sobre as alterações climáticas, em Paris, em dezembro, que pretende concluir um acordo mundial sobre o clima, Obama disse "esperar que todos os dirigentes do planeta - e todos os filhos de Deus - ouçam o apelo do papa Francisco para trabalharem em conjunto para cuidarem da casa comum", concluiu. 

Na encíclica "Laudato si [Louvado sejas]. Sobre a proteção da casa comum", o papa defende que os países ricos devem sacrificar algum do seu crescimento e assim libertar recursos necessários para os países mais pobres. 

"Chegou a hora de aceitar crescer menos em algumas partes do mundo, disponibilizando recursos para outras partes poderem crescer de forma saudável", escreve. 

Para o papa, não há dúvida de que o aquecimento global é consequência da ação humana, afeta principalmente os mais pobres e é preciso que "a humanidade tome consciência da necessidade de mudar modos de vida de produção e de consumo" para o combater.

Esta é a primeira encíclica de Francisco, já que a anterior - "Lumen Fidei" (A Luz da Fé) - foi em grande parte escrita pelo antecessor, o papa emérito Bento XVI. 

"Laudato si" [Louvado sejas, em latim] é a primeira frase do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, escrito em 1225. 

Este é também o segundo documento pontifício depois da exortação apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho). 



Lusa


  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

    Em atualização

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.