sicnot

Perfil

Mundo

Obama aplaude mensagem do Papa sobre alterações climáticas

O Presidente norte-americano, Barack Obama, saudou hoje a mensagem "clara e forte" do papa Francisco, de apelo aos dirigentes mundiais para que atuem depressa na luta contra as alterações climáticas. 

© Kevin Lamarque / Reuters

"Admiro profundamente a decisão do papa de pedir ação contra as alterações climáticas de maneira clara, forte e com toda a autoridade moral que a sua posição lhe confere", indicou, em comunicado, o Presidente norte-americano sobre a publicação da encíclica papal dedicada ao ambiente. 

"Como o papa Francisco disse eloquentemente esta manha, nós temos a responsabilidade de proteger os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos dos impactos devastadores das alterações climáticas", disse. 

Obama apelou também para a proteção dos mais pobres "que têm mais a perder" com a sudida do termómetro mundial. 

O Presidente norte-americano acrescentou estar impaciente para poder abordar diretamente a questão com o papa, durante a visita de Jorge Bergoglio à Casa Branca, marcada para o 23 de setembro deste ano. 

À medida que se aproxima a data da conferência sobre as alterações climáticas, em Paris, em dezembro, que pretende concluir um acordo mundial sobre o clima, Obama disse "esperar que todos os dirigentes do planeta - e todos os filhos de Deus - ouçam o apelo do papa Francisco para trabalharem em conjunto para cuidarem da casa comum", concluiu. 

Na encíclica "Laudato si [Louvado sejas]. Sobre a proteção da casa comum", o papa defende que os países ricos devem sacrificar algum do seu crescimento e assim libertar recursos necessários para os países mais pobres. 

"Chegou a hora de aceitar crescer menos em algumas partes do mundo, disponibilizando recursos para outras partes poderem crescer de forma saudável", escreve. 

Para o papa, não há dúvida de que o aquecimento global é consequência da ação humana, afeta principalmente os mais pobres e é preciso que "a humanidade tome consciência da necessidade de mudar modos de vida de produção e de consumo" para o combater.

Esta é a primeira encíclica de Francisco, já que a anterior - "Lumen Fidei" (A Luz da Fé) - foi em grande parte escrita pelo antecessor, o papa emérito Bento XVI. 

"Laudato si" [Louvado sejas, em latim] é a primeira frase do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, escrito em 1225. 

Este é também o segundo documento pontifício depois da exortação apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho). 



Lusa


  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Morreu o companheiro de Nelson Mandela

    Mundo

    Ahmed Kathrada, activista e ícone sul-africano que lutou ao lado de Mandela contra o "apartheid" morreu hoje aos 87 anos, informou a fundação de caridade Kathrada.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.