sicnot

Perfil

Mundo

Quase um milhão de pessoas enfrenta insegurança alimentar no Nepal

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa) lançou um apelo urgente para ajudar os agricultores do Nepal, onde um milhão de pessoas enfrenta o risco de insegurança alimentar prolongada.  

© Navesh Chitrakar / Reuters

A FAO pediu 20 milhões de dólares (17,6 milhões de euros) desde que descobriu que nos seis distritos do Nepal mais atingidos pelo sismo, metade dos agregados familiares que se dedicava à agricultura perdeu quase todas as suas colheitas de arroz, milho e trigo, indicou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

Dois sismos e uma série de réplicas atingiram o Nepal em abril e maio, matando mais de 8.000 pessoas e devastando extensas zonas do país.

Os sismos também destruíram ferramentas agrícolas, hortas e provisões de fertilizantes, além de danificarem os sistemas de irrigação de menor escala, de acordo com a FAO.

A organização apurou ainda que 16% do gado e 36% das aves de capoeira foram perdidos.

Tendo em conta que dois terços dos nepaleses dependem da agricultura para sobreviver, a FAO definiu como prioritária a obtenção de sementes e fertilizantes, além de sistemas de irrigação, ferramentas e apoio técnico.

Até agora, a FAO recebeu cerca de três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) em ajuda de emergência, apenas 13% dos do total de 23 milhões de dólares (20 milhões de euros) que pediu para ajudar o Nepal.


  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".