sicnot

Perfil

Mundo

Aprovada lei que retira cidadania a "conduta" terrorista na Austrália

Os cidadãos com dupla nacionalidade que ajudem terroristas podem automaticamente perder a cidadania australiana, mesmo que nunca tenham saído do país, de acordo com a nova legislação aprovada hoje no Parlamento de Camberra.

© David Gray / Reuters

A emenda ao 'Citizenship Act' contempla o cancelamento automático da cidadania australiana a pessoas com dupla nacionalidade se combaterem numa organização estrangeira que esteja incluída na lista negra de terrorismo. 

Além disso, os que têm dupla nacionalidade também perdem automaticamente a cidadania australiana se forem condenados pelos tribunais por um crime de terrorismo ou demonstrarem uma "conduta" terrorista.

O ministro da Imigração, Peter Dutton, explicou que esta "conduta" se refere ao "uso de explosivos, participação em atos terroristas, receber ou dar formação com vista à participação ou assistência em atos terroristas".

Cerca de metade dos 120 australianos que as autoridades australianas estimam estarem a combater nas fileiras de grupos 'jihadistas' no Médio Oriente têm dupla nacionalidade, segundo o Governo de Camberra.



Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.

  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14