sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a gata que era chefe de estação de comboios no Japão

"Tama" era o seu nome. A gata que foi nomeada chefe de uma estação de comboios e que se tornou atração turística numa região no oeste do Japão, morreu na segunda-feira, informou hoje a empresa ferroviária Wakayama Electric Railway.

Gata Tama na estação de comboios,

Gata Tama na estação de comboios,

Fotografia de Anthonation

O animal, de 16 anos, morreu alegadamente de insuficiência cardíaca, explicou a companhia. 

A empresa, que opera a linha local Kishigawa na prefeitura de Wakayama, decidiu nomear a gata chefe da estação de Kishi em janeiro de 2007.

Desde então, vestia o animal com o uniforme usado pelos funcionários da empresa, uma extravagância que não tardou a surtir efeitos. 

Em menos de uma década, a linha férrea situada numa zona rural do país aumentou em 20% o volume de passageiros. 

O número de turistas japoneses e estrangeiros que passou a deslocar-se à localidade de Kinokawa, onde se situa a estação, aumentou ao ponto de provocar problemas de estacionamento no município. 

O sucesso inesperado de "Tama" fez a empresa colocar o nome da gata num dos comboios e a nomeá-la presidente honorária em 2013.

O próprio governador da prefeitura de Wakayama, Yoshinobu Nisaka, emitiu hoje um comunicado no qual destacou o papel da gata como "superestrela do turismo dentro e fora do Japão, que muito contribuiu para a promoção" turística da região. 

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.