sicnot

Perfil

Mundo

Assinado primeiro acordo entre a Santa Sé e o Estado da Palestina

A Santa Sé e o Estado Palestiniano assinaram hoje no Vaticano um acordo histórico sobre os direitos da Igreja católica nos territórios palestinianos, anunciou o Vaticano em comunicado.

O Papa com o Presidente palestiniano Mahmoud Abbas na Praça de S. Pedro em Maio de 2015.

O Papa com o Presidente palestiniano Mahmoud Abbas na Praça de S. Pedro em Maio de 2015.

© Tony Gentile / Reuters

O acordo foi assinado no Palácio Pontifício pelo secretário das relações com os Estados (equivalente a ministro dos Negócios Estrangeiros), o prelado britânico, Paul Richard Gallagher, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano Riyad al-Maliki.

A conclusão do texto hoje assinado demorou 15 anos a redigir por uma comissão bilateral. O Vaticano menciona "Estado Palestiniano" desde 2013, pelo que os palestinianos atribuem à assinatura deste acordo o valor de um reconhecimento de facto do seu Estado. O que desagrada a Israel.

O acordo exprime o apoio do Vaticano a uma solução "do conflito entre israelitas e palestinianos no âmbito de dois Estados", explicou à AFP o chefe da delegação da Santa Sé, Antoine Camilleri.
  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02