sicnot

Perfil

Mundo

Assinado primeiro acordo entre a Santa Sé e o Estado da Palestina

A Santa Sé e o Estado Palestiniano assinaram hoje no Vaticano um acordo histórico sobre os direitos da Igreja católica nos territórios palestinianos, anunciou o Vaticano em comunicado.

O Papa com o Presidente palestiniano Mahmoud Abbas na Praça de S. Pedro em Maio de 2015.

O Papa com o Presidente palestiniano Mahmoud Abbas na Praça de S. Pedro em Maio de 2015.

© Tony Gentile / Reuters

O acordo foi assinado no Palácio Pontifício pelo secretário das relações com os Estados (equivalente a ministro dos Negócios Estrangeiros), o prelado britânico, Paul Richard Gallagher, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano Riyad al-Maliki.

A conclusão do texto hoje assinado demorou 15 anos a redigir por uma comissão bilateral. O Vaticano menciona "Estado Palestiniano" desde 2013, pelo que os palestinianos atribuem à assinatura deste acordo o valor de um reconhecimento de facto do seu Estado. O que desagrada a Israel.

O acordo exprime o apoio do Vaticano a uma solução "do conflito entre israelitas e palestinianos no âmbito de dois Estados", explicou à AFP o chefe da delegação da Santa Sé, Antoine Camilleri.
  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Ronaldo não está preocupado com repercussões de eventual fuga fiscal
    1:30

    Football Leaks

    Cristiano Ronaldo diz que quem não deve não teme. O avançado português não se mostra preocupado com as notícias que revelam que o jogador não terá declarado os rendimentos da publicidade ao fisco espanhol. Fontes do Ministério das Finanças do país vizinho confirmaram ao jornal El Mundo que o português está a ser investigado há ano e meio.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.