sicnot

Perfil

Mundo

Quarenta mil refugiados vão ser repartidos entre os Estados-Membros da UE

Quarenta mil refugiados vão ser repartidos entre os Estados-Membros da UE

Os estados da União Europeia concordaram na repartição de refugiados, mas de forma voluntária. A proposta da Comissão Europeia de impôr quotas cai por terra, o que originou a crítica do presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker.

  • Grécia domina a reunião agendada para discutir crise migratória na Europa
    3:15

    Mundo

    A reunião do Conselho Europeu tinha como objetivo discutir a crise migratória na Europa. A Grécia acabou por dominar a reunião. A chanceler alemã e o presidente francês consideram que a reunião de amanhã entre os ministros da zona euro é decisiva para um acordo com o primeiro-ministro grego. Ainda assim, os líderes dos 28 estados-membros da União Europeia tiveram tempo para acordar repartir entre si 40 mil refugiados da Síria e Eritreia nos próximos dois anos. A distribuição que será feita com base em quotas voluntárias.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.