sicnot

Perfil

Mundo

28 detidos em Portugal em operação espanhola contra rede de droga

Vinte e oito pessoas foram detidas em Portugal no âmbito de uma operação contra uma rede internacional de tráfico de droga, baseada em Espanha, que foi desmantelada, disse hoje a polícia espanhola.

A droga era lançada ao mar em sacos que eram recuperados por pequenas embarcações ao largo da costa espanhola ou escondida em contentores sem conhecimento de um importador legal e recuperada à chegada

A droga era lançada ao mar em sacos que eram recuperados por pequenas embarcações ao largo da costa espanhola ou escondida em contentores sem conhecimento de um importador legal e recuperada à chegada

© Reuters Photographer / Reuter

No total foram detidas 69 pessoas - 28 em Portugal, 26 em Espanha e 15 na Croácia, Sérvia e Montenegro - e foram apreendidos 3,5 toneladas de cocaína e nove milhões de euros.

A investigação à rede que traficava droga entre a América Latina e a Europa, por via marítima, durou dois anos. A operação espanhola contou com a colaboração das polícias de Portugal, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Sérvia, Croácia e Montenegro.

O chefe da rede vivia em Madrid e fazia-se passar por agente desportivo, utilizando antigos militares sérvios para importar a droga, explicou a polícia espanhola num comunicado.

A cocaína era por vezes transportada por grandes iates que faziam a travessia entre a América Latina e a Espanha, mas as quantidades maiores de droga vinham em navios mercantes.

A droga era lançada ao mar em sacos que eram recuperados por pequenas embarcações ao largo da costa espanhola ou escondida em contentores sem conhecimento de um importador legal e recuperada à chegada.

O chefe madrileno subcontratava o branqueamento do dinheiro a uma empresa de transferência de dinheiro, com agências em Madrid, Barcelona, Vigo e Lisboa, contra uma comissão de 5% sobre a soma 'lavada'.

O dinheiro líquido era enviado para Portugal dissimulado em veículos e depois era transferido para contas no Brasil graças a cumplicidades nos bancos.

Os investigadores estimam que a rede conseguiu daquele modo enviar mais de 50 milhões de euros para a América do Sul nos últimos anos.

 

 

Lusa

 

 

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Hospital abandonado com equipamentos dentro em Vila Franca de Xira 
    4:41

    País

    O antigo Hospital de Vila Franca de Xira, encerrado há quase cinco anos, está ao abandono ainda com parte do material de saúde, como máquinas, camas, cadeiras ou macas. A SIC teve acesso a várias imagens que mostram o estado em que os equipamentos se encontram, bem como sinais de vandalismo e de assaltos.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC