sicnot

Perfil

Mundo

28 detidos em Portugal em operação espanhola contra rede de droga

Vinte e oito pessoas foram detidas em Portugal no âmbito de uma operação contra uma rede internacional de tráfico de droga, baseada em Espanha, que foi desmantelada, disse hoje a polícia espanhola.

A droga era lançada ao mar em sacos que eram recuperados por pequenas embarcações ao largo da costa espanhola ou escondida em contentores sem conhecimento de um importador legal e recuperada à chegada

A droga era lançada ao mar em sacos que eram recuperados por pequenas embarcações ao largo da costa espanhola ou escondida em contentores sem conhecimento de um importador legal e recuperada à chegada

© Reuters Photographer / Reuter

No total foram detidas 69 pessoas - 28 em Portugal, 26 em Espanha e 15 na Croácia, Sérvia e Montenegro - e foram apreendidos 3,5 toneladas de cocaína e nove milhões de euros.

A investigação à rede que traficava droga entre a América Latina e a Europa, por via marítima, durou dois anos. A operação espanhola contou com a colaboração das polícias de Portugal, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Sérvia, Croácia e Montenegro.

O chefe da rede vivia em Madrid e fazia-se passar por agente desportivo, utilizando antigos militares sérvios para importar a droga, explicou a polícia espanhola num comunicado.

A cocaína era por vezes transportada por grandes iates que faziam a travessia entre a América Latina e a Espanha, mas as quantidades maiores de droga vinham em navios mercantes.

A droga era lançada ao mar em sacos que eram recuperados por pequenas embarcações ao largo da costa espanhola ou escondida em contentores sem conhecimento de um importador legal e recuperada à chegada.

O chefe madrileno subcontratava o branqueamento do dinheiro a uma empresa de transferência de dinheiro, com agências em Madrid, Barcelona, Vigo e Lisboa, contra uma comissão de 5% sobre a soma 'lavada'.

O dinheiro líquido era enviado para Portugal dissimulado em veículos e depois era transferido para contas no Brasil graças a cumplicidades nos bancos.

Os investigadores estimam que a rede conseguiu daquele modo enviar mais de 50 milhões de euros para a América do Sul nos últimos anos.

 

 

Lusa

 

 

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.