sicnot

Perfil

Mundo

Aprovada construção de primeiro arranha-céus em Paris desde 1973

A Câmara de Paris aprovou a construção de um arranha-céus triangular com 180 metros de altura no centro da capital francesa que será o primeiro arranha-céus construído na cidade desde 1973, segundo a agência France Presse (AFP).

© Kacper Pempel / Reuters

A aprovação da 'Tour Triangle', torre em forma de triângulo cuja inauguração está prevista para 2020, não foi isenta de polémica, tendo sido conseguida após uma anterior rejeição pelo Conselho Municipal que obrigou a pequenas alterações no projeto.

Construções de mais de 37 metros de altura estavam proibidas na capital francesa desde a construção da 'Tour Montparnasse', com 210 metros e altamente polémica pelo alegado choque com a paisagem urbana da cidade, marcada pela escassez de edifícios em altura - excetuando a Torre Eiffel.

A administração da cidade foi levantando as restrições ao longo do tempo, primeiro nos subúrbios e edifícios de escritórios, para responder às necessidades crescentes da sua população.

A presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, declarou-se satisfeita pelo levantamento do "tabu" das construções em altura na cidade, declarando que a aprovação "é o epílogo feliz do que é um grande projeto para Paris".

A oposição ao projeto não terminou com a sua aprovação, contando com a reprovação de elementos de todos os espetros políticos da cidade.

O subdiretor-geral da UNESCO, Francesco Bandarin, deu em 2013 parecer negativo à construção de torres na que definiu como "uma das raras cidades horizontais preservadas" no mundo.

 

 

 

 

Lusa

 

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.