sicnot

Perfil

Mundo

Greenpeace exibe faixa contra a "lei da mordaça" junto ao Congresso espanhol

Três ativistas do Greenpeace penduraram hoje uma faixa de 32 metros quadrados numa grua junto ao Congresso dos Deputados em Espanha, contra o que denominam de "mordaça", relativamente à lei da segurança e cidadania.

greenpeace.org

Os três elementos do Greenpeace escalaram a grua em que colocaram a faixa, com lema "O protesto é um direito", já que estimam que a partir de quarta-feira, dia em que entra em vigor o diploma, o exercício de direitos de expressão, reunião e manifestação "estará à mercê da interpretação que fizerem as forças de segurança do Estado e o Ministério do Interior".

Trata-se de uma ação que começou à primeira hora da manhã, em protesto pela entrada em vigor na quarta-feira das leis de proteção da segurança e cidadania e do Código Penal, que foram aprovadas pelas Cortes em 26 de março, "apenas com os votos favoráveis do PP", recorda o Greenpeace.

 "Esta lei carece de justificação, já que não há problemas graves de segurança e cidadania em Espanha", declara Miguel Ángel Soto, porta-voz do Greenpeace, em comunicado.

Acrescentou que a legislação está "pensada para silenciar com multas as vozes que criticam a gestão do Governo e as consequências da crise social, ambiental e económica, resultante da corrupção, dos cortes sociais e de direitos e da privatização de serviços públicos".

 

 

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC