sicnot

Perfil

Mundo

Greenpeace exibe faixa contra a "lei da mordaça" junto ao Congresso espanhol

Três ativistas do Greenpeace penduraram hoje uma faixa de 32 metros quadrados numa grua junto ao Congresso dos Deputados em Espanha, contra o que denominam de "mordaça", relativamente à lei da segurança e cidadania.

greenpeace.org

Os três elementos do Greenpeace escalaram a grua em que colocaram a faixa, com lema "O protesto é um direito", já que estimam que a partir de quarta-feira, dia em que entra em vigor o diploma, o exercício de direitos de expressão, reunião e manifestação "estará à mercê da interpretação que fizerem as forças de segurança do Estado e o Ministério do Interior".

Trata-se de uma ação que começou à primeira hora da manhã, em protesto pela entrada em vigor na quarta-feira das leis de proteção da segurança e cidadania e do Código Penal, que foram aprovadas pelas Cortes em 26 de março, "apenas com os votos favoráveis do PP", recorda o Greenpeace.

 "Esta lei carece de justificação, já que não há problemas graves de segurança e cidadania em Espanha", declara Miguel Ángel Soto, porta-voz do Greenpeace, em comunicado.

Acrescentou que a legislação está "pensada para silenciar com multas as vozes que criticam a gestão do Governo e as consequências da crise social, ambiental e económica, resultante da corrupção, dos cortes sociais e de direitos e da privatização de serviços públicos".

 

 

Lusa

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.