sicnot

Perfil

Mundo

Greenpeace exibe faixa contra a "lei da mordaça" junto ao Congresso espanhol

Três ativistas do Greenpeace penduraram hoje uma faixa de 32 metros quadrados numa grua junto ao Congresso dos Deputados em Espanha, contra o que denominam de "mordaça", relativamente à lei da segurança e cidadania.

greenpeace.org

Os três elementos do Greenpeace escalaram a grua em que colocaram a faixa, com lema "O protesto é um direito", já que estimam que a partir de quarta-feira, dia em que entra em vigor o diploma, o exercício de direitos de expressão, reunião e manifestação "estará à mercê da interpretação que fizerem as forças de segurança do Estado e o Ministério do Interior".

Trata-se de uma ação que começou à primeira hora da manhã, em protesto pela entrada em vigor na quarta-feira das leis de proteção da segurança e cidadania e do Código Penal, que foram aprovadas pelas Cortes em 26 de março, "apenas com os votos favoráveis do PP", recorda o Greenpeace.

 "Esta lei carece de justificação, já que não há problemas graves de segurança e cidadania em Espanha", declara Miguel Ángel Soto, porta-voz do Greenpeace, em comunicado.

Acrescentou que a legislação está "pensada para silenciar com multas as vozes que criticam a gestão do Governo e as consequências da crise social, ambiental e económica, resultante da corrupção, dos cortes sociais e de direitos e da privatização de serviços públicos".

 

 

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.