sicnot

Perfil

Mundo

Trabalhadores do porto de Calais voltam a bloquear túnel do canal da Mancha

Marinheiros da sociedade cooperativa SeaFrance bloquearam hoje o túnel ferroviário sob o canal da Mancha, em protesto contra a venda pela Eurotunnel de dois dos três barcos explorados pela empresa a uma concorrente, segundo a France Presse (AFP).

© Vincent Kessler / Reuters

Os sindicatos envolvidos, citados pelo canal noticioso France 24, calculam que a venda dos barcos à companhia dinamarquesa DFDS Seaways provocará cerca de 120 despedimentos.

Segundo a AFP, cerca de 30 marinheiros tentaram desmantelar os carris e bloquearam a via ferroviária com placas de betão e pneus em chamas a 300 metros da entrada do túnel, tendo comparecido no local cerca de vinte 'gendarmes'.

Os marinheiros fizeram ainda uma marcha-lenta na estrada em direção ao porto de Loon-Plage, onde atracam os barcos da DFDS Seaways.

Cerca de 200 marinheiros grevistas haviam já paralisado na passada quarta-feira o tráfego no túnel, levando também ao bloqueio das travessias por 'ferry'.

As autoridades já estavam posicionadas desde a manhã de hoje nas imediações do Eurotunnel, onde procuram travar as numerosas tentativas de intrusão por imigrantes que perturbaram o tráfego dos barcos que circulam entre a França e Inglaterra.

A congestão da circulação de camiões em direção ao túnel, causado pela falta de ferries para os transportar para o Reino Unido, provocou uma concentração de tentativas de passagem de imigrantes, que se tentam esconder nos camiões.

 

Lusa

  • Reaberto túnel ferroviário do Canal da Mancha
    1:35

    Mundo

    O túnel ferroviário do Canal da Mancha após um protesto de trabalhadores já foi reaberto. As filas intermináveis de camiões foram aproveitadas por dezenas de migrantes que estão acampados em Calais e desesperam por entrar no Reino Unido.

  • Quatro camiões da empresa portuguesa Patinter foram invadidos por clandestinos
    1:36

    Mundo

    Centenas de migrantes tentaram passar o canal da mancha rumo a Inglaterra, aproveitando o caos junto ao porto francês de Calais. Uma greve do principal operador marítimo entre os dois países provocou filas gigantescas. Os emigrantes, na sua maioria africanos, abriram as portas traseiras dos camiões e chegaram a subir para o topo das cabines, para passarem despercebidos. Alguns desses camiões são portugueses.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.