sicnot

Perfil

Mundo

Cinco homens detidos na Índia por rapto de um macaco

Cinco homens foram detidos por raptarem um macaco, após terem surgido as imagens de vídeo do primata a ser colocado no porta-bagagens de um carro, anunciaram hoje as autoridades indianas.

© Altaf Hussain / Reuters

O curto vídeo, transmitido pelos meios de comunicação social indianos, mostra um jovem macaco "desesperado" a tentar soltar-se dos homens e vários primatas a observarem o roubo do primata à família. Os homens conseguiram colocar o macaco na bagageira de um carro.

"Prendemos cinco pessoas após uma operação conjunta com a polícia", disse à agência noticiosa francesa AFP Rajeshwar Satelikar, um guarda-florestal no Estado ocidental indiano de Maharashtra.

Os detidos estão sob custódia do departamento florestal e serão acusados no âmbito de vários ilícitos consagrados na Lei de Proteção da Vida Selvagem de 1972 (Wildlife Protection Act 1972). 

"Se forem considerados culpados enfrentam uma pena de três a sete anos de prisão", afirmou o guarda-florestal.

Satelikar disse ainda que os homens, com idades entre os 25 e 35 anos, foram detidos na terça-feira à noite e que o macaco está a ser tratado por funcionários florestais.

O grupo de ativistas Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) informou que reportou o vídeo à polícia depois de ter conhecimento que estava a circular pelas redes sociais.

O incidente ocorreu na área montanhosa de Varandha Ghat, em Maharasthra, perto da cidade de Pune, segundo a PETA.

 "Este macaco aterrorizado já sofreu muito com o trauma de ser roubado da sua família e precisa de se reunir com eles imediatamente", sublinhou Nikunj Sharma, fonte oficial do PETA, através de um comunicado.

Os macacos são frequentemente treinados como artistas de rua na Índia, mas é ilegal capturá-los sob a lei de 1972.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.