sicnot

Perfil

Mundo

Cinco homens detidos na Índia por rapto de um macaco

Cinco homens foram detidos por raptarem um macaco, após terem surgido as imagens de vídeo do primata a ser colocado no porta-bagagens de um carro, anunciaram hoje as autoridades indianas.

© Altaf Hussain / Reuters

O curto vídeo, transmitido pelos meios de comunicação social indianos, mostra um jovem macaco "desesperado" a tentar soltar-se dos homens e vários primatas a observarem o roubo do primata à família. Os homens conseguiram colocar o macaco na bagageira de um carro.

"Prendemos cinco pessoas após uma operação conjunta com a polícia", disse à agência noticiosa francesa AFP Rajeshwar Satelikar, um guarda-florestal no Estado ocidental indiano de Maharashtra.

Os detidos estão sob custódia do departamento florestal e serão acusados no âmbito de vários ilícitos consagrados na Lei de Proteção da Vida Selvagem de 1972 (Wildlife Protection Act 1972). 

"Se forem considerados culpados enfrentam uma pena de três a sete anos de prisão", afirmou o guarda-florestal.

Satelikar disse ainda que os homens, com idades entre os 25 e 35 anos, foram detidos na terça-feira à noite e que o macaco está a ser tratado por funcionários florestais.

O grupo de ativistas Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) informou que reportou o vídeo à polícia depois de ter conhecimento que estava a circular pelas redes sociais.

O incidente ocorreu na área montanhosa de Varandha Ghat, em Maharasthra, perto da cidade de Pune, segundo a PETA.

 "Este macaco aterrorizado já sofreu muito com o trauma de ser roubado da sua família e precisa de se reunir com eles imediatamente", sublinhou Nikunj Sharma, fonte oficial do PETA, através de um comunicado.

Os macacos são frequentemente treinados como artistas de rua na Índia, mas é ilegal capturá-los sob a lei de 1972.

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11