sicnot

Perfil

Mundo

Cinco homens detidos na Índia por rapto de um macaco

Cinco homens foram detidos por raptarem um macaco, após terem surgido as imagens de vídeo do primata a ser colocado no porta-bagagens de um carro, anunciaram hoje as autoridades indianas.

© Altaf Hussain / Reuters

O curto vídeo, transmitido pelos meios de comunicação social indianos, mostra um jovem macaco "desesperado" a tentar soltar-se dos homens e vários primatas a observarem o roubo do primata à família. Os homens conseguiram colocar o macaco na bagageira de um carro.

"Prendemos cinco pessoas após uma operação conjunta com a polícia", disse à agência noticiosa francesa AFP Rajeshwar Satelikar, um guarda-florestal no Estado ocidental indiano de Maharashtra.

Os detidos estão sob custódia do departamento florestal e serão acusados no âmbito de vários ilícitos consagrados na Lei de Proteção da Vida Selvagem de 1972 (Wildlife Protection Act 1972). 

"Se forem considerados culpados enfrentam uma pena de três a sete anos de prisão", afirmou o guarda-florestal.

Satelikar disse ainda que os homens, com idades entre os 25 e 35 anos, foram detidos na terça-feira à noite e que o macaco está a ser tratado por funcionários florestais.

O grupo de ativistas Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) informou que reportou o vídeo à polícia depois de ter conhecimento que estava a circular pelas redes sociais.

O incidente ocorreu na área montanhosa de Varandha Ghat, em Maharasthra, perto da cidade de Pune, segundo a PETA.

 "Este macaco aterrorizado já sofreu muito com o trauma de ser roubado da sua família e precisa de se reunir com eles imediatamente", sublinhou Nikunj Sharma, fonte oficial do PETA, através de um comunicado.

Os macacos são frequentemente treinados como artistas de rua na Índia, mas é ilegal capturá-los sob a lei de 1972.

  • Sismo de 7,1 atinge o México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter abalou o sul do México e atingiu a capital. A notícia está a ser avançada pelas agências de notícias Reuters e a AP.

  • Enfermeiros dizem que suplemento de 150 € não é suficiente para acordo
    0:57

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros diz que há um avanço nas negociações com o Governo. Esta terça-feira à tarde, uma delegação do Ministério das Finanças esteve numa reunião que decorreu no Ministério da Saúde. Apesar disso, o presidente do sindicato, José Azevedo, explicou à SIC que a proposta do executivo de pagar mais 150 euros aos enfermeiros especializados não é suficiente para chegarem a acordo.

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC