sicnot

Perfil

Mundo

Cinco homens detidos na Índia por rapto de um macaco

Cinco homens foram detidos por raptarem um macaco, após terem surgido as imagens de vídeo do primata a ser colocado no porta-bagagens de um carro, anunciaram hoje as autoridades indianas.

© Altaf Hussain / Reuters

O curto vídeo, transmitido pelos meios de comunicação social indianos, mostra um jovem macaco "desesperado" a tentar soltar-se dos homens e vários primatas a observarem o roubo do primata à família. Os homens conseguiram colocar o macaco na bagageira de um carro.

"Prendemos cinco pessoas após uma operação conjunta com a polícia", disse à agência noticiosa francesa AFP Rajeshwar Satelikar, um guarda-florestal no Estado ocidental indiano de Maharashtra.

Os detidos estão sob custódia do departamento florestal e serão acusados no âmbito de vários ilícitos consagrados na Lei de Proteção da Vida Selvagem de 1972 (Wildlife Protection Act 1972). 

"Se forem considerados culpados enfrentam uma pena de três a sete anos de prisão", afirmou o guarda-florestal.

Satelikar disse ainda que os homens, com idades entre os 25 e 35 anos, foram detidos na terça-feira à noite e que o macaco está a ser tratado por funcionários florestais.

O grupo de ativistas Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) informou que reportou o vídeo à polícia depois de ter conhecimento que estava a circular pelas redes sociais.

O incidente ocorreu na área montanhosa de Varandha Ghat, em Maharasthra, perto da cidade de Pune, segundo a PETA.

 "Este macaco aterrorizado já sofreu muito com o trauma de ser roubado da sua família e precisa de se reunir com eles imediatamente", sublinhou Nikunj Sharma, fonte oficial do PETA, através de um comunicado.

Os macacos são frequentemente treinados como artistas de rua na Índia, mas é ilegal capturá-los sob a lei de 1972.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC