sicnot

Perfil

Mundo

Novo ataque do Boko Haram faz 29 mortos em aldeia no nordeste da Nigéria

Pelo menos 29 pessoas morreram hoje na Nigéria num novo ataque atribuído ao grupo extremista Boko Haram, numa aldeia do estado de Borno no nordeste do país, segundo testemunhas citadas pela agência France Presse (AFP).  

Jossy Ola

Os homens armados chegaram à aldeia de Mussa por volta das 13:00 (12:00 em Lisboa), e "começaram a disparar sobre toda a gente que viam", relatou Sunday Wabba, dirigente de uma associação de jovens na aldeia de Mussa. 

"Esta é a quarta vez que eles nos atacam este ano", acrescentou, declarando que até agora se contaram "os corpos de 29 pessoas, e há numerosos feridos". 

"Eles chegaram em pleno dia e começaram a disparar sobre as pessoas inocentes", declarou por sua vez à AFP Umoru Jantiku, membro de uma milícia anti-Boko Haram. 

"Estamos ainda à espera de encontrar cadáveres no mato, mas até agora, 29 mortos estão confirmados", acrescentou.

A aldeia de Mussa, situada a sul da cidade de Maiduguri, é a sexta localidade do estado nigeriano de Borno atacada em 48 horas pelo grupo extremista.

A vaga de violência destes dias já fez cerca de 200 mortos desde quarta-feira.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.