sicnot

Perfil

Mundo

Estado Islâmico divulga vídeo de execução coletiva em Palmira

O grupo extremista Estado Islâmico divulgou hoje um vídeo na internet que mostra a execução de 25 soldados sírios por ''jihadistas'', aparentemente adolescentes, no teatro romano da cidade histórica de Palmira, no centro da Síria.

© Omar Sanadiki / Reuters

As execuções que o vídeo mostra terão ocorrido poucos dias depois de o grupo ter capturado Palmira, a 21 de maio, tendo sido denunciadas a 27 de maio pela organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Nas imagens veem-se os soldados, de uniforme, ajoelhados no palco do anfiteatro romano, à frente de uma enorme versão da bandeira preta com inscrições a branco utilizada pelos 'jihadistas'.

As execuções, com tiros na nuca disparados por 'jihadistas' que parecem ser crianças ou adolescentes, são realizadas perante uma audiência relativamente pequena.

Desde que tomou Palmira, o Estado Islâmico terá executado na zona mais de 200 pessoas, incluindo civis.

AS ruínas greco-romanas de Palmira estão classificadas como Património Mundial pela UNESCO e a tomada da cidade pelos 'jihadistas' suscitou o receio de que, como noutros locais, o Estado Islâmico as pudesse destruir.

Até agora não houve qualquer informação de que tenha havido danos nas ruínas, apesar de os 'jihadistas' terem vandalizado sepulturas muçulmanas na cidade e destruído uma estátua frente ao Museu de Palmira.

 

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.