sicnot

Perfil

Mundo

Acordo com Irão sobre nuclear até 3ª feira para o sucesso

Acordo para o nuclear iraniano pode ficar concluído nos próximos dias. Está nas mãos do Irão decidir se aceita as condições do Ocidente. 

© Carlos Barria / Reuters

Ao fim de 9 dias de negociações com os responsáveis de Teerão, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse agora que é tempo do governo iraniano se comprometer.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos que tem estado a discutir o assunto, no quadro das conversações das grandes potências mundiais, o chamado grupo 5+1, acredita que as negociações entraram na fase final, embora ainda seja preciso acertar algumas matérias difíceis. 


Kerry sugere que depede do Irão o desfecho com sucesso desta ronda negocial.  

O prazo para conseguir um acordo era até 30 de junho e foi prolongado por mais uma semana. Termina, por isso, na próxima terça-feira. 

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02