sicnot

Perfil

Mundo

Acordo com Irão sobre nuclear até 3ª feira para o sucesso

Acordo para o nuclear iraniano pode ficar concluído nos próximos dias. Está nas mãos do Irão decidir se aceita as condições do Ocidente. 

© Carlos Barria / Reuters

Ao fim de 9 dias de negociações com os responsáveis de Teerão, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse agora que é tempo do governo iraniano se comprometer.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos que tem estado a discutir o assunto, no quadro das conversações das grandes potências mundiais, o chamado grupo 5+1, acredita que as negociações entraram na fase final, embora ainda seja preciso acertar algumas matérias difíceis. 


Kerry sugere que depede do Irão o desfecho com sucesso desta ronda negocial.  

O prazo para conseguir um acordo era até 30 de junho e foi prolongado por mais uma semana. Termina, por isso, na próxima terça-feira. 

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.