sicnot

Perfil

Mundo

Primeiras projeções apontam para vitória do "não" na Grécia

As primeiras projeções divulgadas pelas televisões gregas após o fecho das urnas para o referendo de hoje apontam para uma vitória do "não" por escassa margem.

© Alexandros Avramidis / Reuter

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma primeira projeção, do instituto Metron, atribui 49% dos votos ao "não" e 46% ao "Sim".

Outra, do instituto GPO, dá 46% a 51% ao "não" e 46,5% a 50,5% ao "sim". Uma terceira, da Mark, atribui 49% a 54% ao "não" e 45% a 50,5% ao "sim". A quarta, do instituto MRB, dá 49% a 54% ao "não" e 46% a 51% ao "sim".

Estas projeções foram realizadas a partir de entrevistas telefónicas feitas ao longo do dia de hoje.

Segundo a agência de notícias grega AMNA, a participação eleitoral foi de cerca de 65%, sensivelmente a mesma registada nas eleições legislativas de janeiro.

Cerca de 10 milhões de eleitores foram chamados a votar hoje em referendo sobre se aceitam ou não as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira à Grécia.

 

Lusa

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21