sicnot

Perfil

Mundo

Rússia diz que referendo é um passo para a Grécia sair da zona euro

A Grécia, que votou maioritariamente contra as propostas dos credores internacionais no referendo de hoje, deu "um passo para a saída da zona euro", afirmou o vice-ministro da Economia russo, Alexei Likhachev.

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

"Não podemos não compreender" que foi "um passo para a saída da zona euro", disse Likachev, citado pela agência oficial russa Tass.

O vice-ministro considerou, no entanto, prematuro afirmar que a Grécia "irá até ao fim do caminho".

Os eleitores gregos rejeitaram, em referendo realizado hoje, as propostas dos credores internacionais -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional. Com quase metade dos votos contados, o "não" lidera com 61% e o "sim" regista 38%.

O referendo, o primeiro desde 1974, serve para os gregos decidirem se aceitam o programa apresentado pelos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) há mais de uma semana.

 

Lusa

  • Rebeldes sírios e Daesh confrontam-se na cidade de Al-Bab
    0:44

    New Articles

    Depois da operação militar da Turquia na cidade síria Al-Bab, os rebeldes sirios retomam os confrontos diretos com militantes do Daesh. Foram hoje reveladas imagens publicadas numa rede social, que mostram a cidade de Al-Bab, um dos principais alvos dos combates entre a Turquia e o aliados ocidentais, o Daesh e alguns dos rebeldes que lutam contra o regime de Bashar Al-Assad.