sicnot

Perfil

Mundo

Detetado sinal de uma galáxia emitido há 5 mil milhões de anos

Um telescópio australiano detetou um sinal emitido há 5.000 milhões de anos pela galáxia PKS B1740-517, situada perto da constelação de Ara, informaram hoje fontes científicas.

O conjunto de telescópios da agência australiana.

O conjunto de telescópios da agência australiana.

atnf.csiro.au/projects/askap/ska.html

A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder (ASKAP), da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (CSIRO), no Observatório Radioastronómico Murchison, a 790 quilómetros da cidade de Perth.

Segundo destacou a CSIRO em comunicado, a descoberta vai permitir conhecer um período da história do universo pouco estudado.

A equipa liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detetar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517, segundo a CSIRO.

A emissão de rádio com 5.000 milhões de anos de antiguidade estava "gravada" em gás de hidrogénio e viajava em direção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia.

Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase impercetível, "porque estava escondido no fundo do som de rádio", no entanto o silêncio radioeletrónico do observatório permitiu que fosse captado "claramente".

Segundo um comunicado da CSIRO, a descoberta da galáxia, em que participaram várias universidades australianas, será anunciada hoje no Reino Unido.

 

Lusa

  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29