Detetado sinal de uma galáxia emitido há 5 mil milhões de anos

Um telescópio australiano detetou um sinal emitido há 5.000 milhões de anos pela galáxia PKS B1740-517, situada perto da constelação de Ara, informaram hoje fontes científicas.

O conjunto de telescópios da agência australiana.

atnf.csiro.au/projects/askap/ska.html

A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder (ASKAP), da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (CSIRO), no Observatório Radioastronómico Murchison, a 790 quilómetros da cidade de Perth.

Segundo destacou a CSIRO em comunicado, a descoberta vai permitir conhecer um período da história do universo pouco estudado.

A equipa liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detetar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517, segundo a CSIRO.

A emissão de rádio com 5.000 milhões de anos de antiguidade estava "gravada" em gás de hidrogénio e viajava em direção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia.

Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase impercetível, "porque estava escondido no fundo do som de rádio", no entanto o silêncio radioeletrónico do observatório permitiu que fosse captado "claramente".

Segundo um comunicado da CSIRO, a descoberta da galáxia, em que participaram várias universidades australianas, será anunciada hoje no Reino Unido.

• PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa

Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

• Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

• Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

• "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

Web Summit