Detetado sinal de uma galáxia emitido há 5 mil milhões de anos

Um telescópio australiano detetou um sinal emitido há 5.000 milhões de anos pela galáxia PKS B1740-517, situada perto da constelação de Ara, informaram hoje fontes científicas.

O conjunto de telescópios da agência australiana.

atnf.csiro.au/projects/askap/ska.html

A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder (ASKAP), da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (CSIRO), no Observatório Radioastronómico Murchison, a 790 quilómetros da cidade de Perth.

Segundo destacou a CSIRO em comunicado, a descoberta vai permitir conhecer um período da história do universo pouco estudado.

A equipa liderada por James Allison utilizou uma técnica especial para detetar uma mudança nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517, segundo a CSIRO.

A emissão de rádio com 5.000 milhões de anos de antiguidade estava "gravada" em gás de hidrogénio e viajava em direção à Terra, que é pelo menos 500 anos mais jovem que essa galáxia.

Allison explicou que muitos observatórios não puderam captar este sinal, quase impercetível, "porque estava escondido no fundo do som de rádio", no entanto o silêncio radioeletrónico do observatório permitiu que fosse captado "claramente".

Segundo um comunicado da CSIRO, a descoberta da galáxia, em que participaram várias universidades australianas, será anunciada hoje no Reino Unido.

• Vidas de fogo

Reportagem Especial

Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

• Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado

Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

Entrevista SIC/Expresso

• Líder do Daesh abatido durante fuga

Daesh

Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.