sicnot

Perfil

Mundo

FARC anunciam novo cessar-fogo unilateral de um mês

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram hoje um novo cessar-fogo unilateral de um mês, após semanas de ressurgimento das hostilidades, o que foi saudado pelo governo, que porém exigiu "mais compromissos concretos". 

© John Vizcaino / Reuters

No dia seguinte a um apelo ao apaziguamento pelos quatro países mediadores que acompanham o processo de paz, as FARC anunciaram uma nova trégua unilateral, depois da observada entre dezembro e maio. 

"Procuramos criar as condições favoráveis para avançar com a outra parte (o governo colombiano) na concretização de um cessar-fogo bilateral e definitivo", disse à imprensa o negociador principal das FARC nas negociações de paz que decorem em Havana, desde novembro de 2012. 

Lusa

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36

    País

    O homem que ficou conhecido como o "bombeiro herói" foi distinguido este domingo, em Évora. Rui Rosinha, de 40 anos, ficou gravemente ferido num acidente durante o combate aos incêndios de Pedrógão Grande. Hoje, tem uma incapacidade de 85% e estará a receber do Estado uma pensão de apenas 267 euros.

  • As histórias e os tesouros desconhecidos das catedrais e mosteiros do norte
    5:23