sicnot

Perfil

Mundo

Detidos dois líderes da oposição no Uganda candidatos às presidenciais

A polícia do Uganda deteve hoje dois líderes da oposição que são também candidatos às presidenciais do próximo ano, nas quais deverão enfrentar o veterano Presidente do Uganda, Yoweri Museveni.

O líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, à esquerda, detido numa manifestação em 2012.

O líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, à esquerda, detido numa manifestação em 2012.

© James Akena / Reuters

O antigo primeiro-ministro Amama Mbabazi foi preso na zona central do Uganda, enquanto o líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, foi preso na sua casa nos arredores da capital, reportou o jornal estatal New Vision, citado pela AFP.

Ambos foram presos antes da sua participação em comícios que tinham planeado, acrescenta a agência de notícias, que dá conta ainda de que Museveni, o Presidente que lidera do país desde 1986, já recebeu o apoio do partido no poder - Movimento de Resistência Nacional.

No entanto, Mbabazi, antigo aliado do Presidente, anunciou em junho que iria desafiar o veterano presidente de 70 anos, desencadeando críticas do Governo, que notou que muitos das críticas feitas pelo antigo primeiro-ministro têm origem no seu mandato enquanto secretário-geral do partido.

Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00