sicnot

Perfil

Mundo

Detidos dois líderes da oposição no Uganda candidatos às presidenciais

A polícia do Uganda deteve hoje dois líderes da oposição que são também candidatos às presidenciais do próximo ano, nas quais deverão enfrentar o veterano Presidente do Uganda, Yoweri Museveni.

O líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, à esquerda, detido numa manifestação em 2012.

O líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, à esquerda, detido numa manifestação em 2012.

© James Akena / Reuters

O antigo primeiro-ministro Amama Mbabazi foi preso na zona central do Uganda, enquanto o líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, foi preso na sua casa nos arredores da capital, reportou o jornal estatal New Vision, citado pela AFP.

Ambos foram presos antes da sua participação em comícios que tinham planeado, acrescenta a agência de notícias, que dá conta ainda de que Museveni, o Presidente que lidera do país desde 1986, já recebeu o apoio do partido no poder - Movimento de Resistência Nacional.

No entanto, Mbabazi, antigo aliado do Presidente, anunciou em junho que iria desafiar o veterano presidente de 70 anos, desencadeando críticas do Governo, que notou que muitos das críticas feitas pelo antigo primeiro-ministro têm origem no seu mandato enquanto secretário-geral do partido.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online