sicnot

Perfil

Mundo

Detidos dois líderes da oposição no Uganda candidatos às presidenciais

A polícia do Uganda deteve hoje dois líderes da oposição que são também candidatos às presidenciais do próximo ano, nas quais deverão enfrentar o veterano Presidente do Uganda, Yoweri Museveni.

O líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, à esquerda, detido numa manifestação em 2012.

O líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, à esquerda, detido numa manifestação em 2012.

© James Akena / Reuters

O antigo primeiro-ministro Amama Mbabazi foi preso na zona central do Uganda, enquanto o líder do partido Fórum para a Mudança Democrática, Kizza Besigye, foi preso na sua casa nos arredores da capital, reportou o jornal estatal New Vision, citado pela AFP.

Ambos foram presos antes da sua participação em comícios que tinham planeado, acrescenta a agência de notícias, que dá conta ainda de que Museveni, o Presidente que lidera do país desde 1986, já recebeu o apoio do partido no poder - Movimento de Resistência Nacional.

No entanto, Mbabazi, antigo aliado do Presidente, anunciou em junho que iria desafiar o veterano presidente de 70 anos, desencadeando críticas do Governo, que notou que muitos das críticas feitas pelo antigo primeiro-ministro têm origem no seu mandato enquanto secretário-geral do partido.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..