sicnot

Perfil

Mundo

Presidente turco pede ao primeiro-ministro que forme um novo governo

O Presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, pediu esta quinta-feira ao primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, para formar um novo governo, um mês depois das eleições legislativas em que o partido no poder perdeu a maioria.

Erdogan (na imagem) mandatou o líder do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), Ahmet Davutoglu, a formar um novo governo, durante uma reunião no palácio presidencial de Ancara. (Arquivo)

Erdogan (na imagem) mandatou o líder do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), Ahmet Davutoglu, a formar um novo governo, durante uma reunião no palácio presidencial de Ancara. (Arquivo)

© Umit Bektas / Reuters

Erdogan mandatou o líder do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP), Ahmet Davutoglu, a formar um novo governo, durante uma reunião no palácio presidencial de Ancara, informou o Presidente turco num breve depoimento publicado na sua página na internet.

Davutoglu tem agora 45 dias para formar um governo de coligação, prazo que, se for ultrapassado, poderá levar a novas eleições.

A perda da maioria pelo AKP nas eleições de 7 de junho foi vista como um golpe para o partido no poder, bem como para a autoridade do próprio Erdogan, que liderou a Turquia de 2003 a 2014, como primeiro-ministro, e desde agosto do ano passado, como Presidente.

O AKP tem 259 lugares dos 550 do parlamento turco, o Partido Republicano do Povo (CHP) tem 132, e o Partido do Movimento Nacionalista e o Partido Democrático do Povo Pró-Curdo têm 80 lugares.

Uma fonte da televisão NTV, citando fontes do gabinete do primeiro-ministro, noticiou que este estava a manter conversações com todos os partidos da oposição no sentido de formar uma coligação até à próxima quarta-feira.

Lusa

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC