sicnot

Perfil

Mundo

Dinamarca e Irlanda pedem a cidadãos que abandonem a Tunísia

A Dinamarca e a Irlanda pediram hoje aos respetivos cidadãos que abandonem a Tunísia e evitem qualquer viagem desnecessária ao país, um dia depois de o Reino Unido lançar um alerta semelhante na sequência do ataque Sousse.

Hassene Dridi

"Se está na Tunísia e não tem razões fundamentais para isso, é aconselhado partir", advertiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros dinamarquês na sua página na internet. 

Horas antes, a Irlanda recomendou também aos seus cidadãos que abandonem a Tunísia e evitem "qualquer viagem desnecessária" ao país.  

Estas recomendações surgem um dia depois de o Reino Unido ter divulgado um alerta no mesmo sentido, justificando-o com a "elevada probabilidade" da ocorrência de atentados.

Há três semanas, a 26 de junho, um tunisino matou 38 pessoas -- 30 britânicos, três irlandeses, dois alemães, um belga, um russo e uma portuguesa -- quando entrou pela praia de uma estância balnear em Port El Kantaoui, perto de Sousse, na costa oriental da Tunísia, e disparou indiscriminadamente sobre os turistas.

A indústria do turismo é central para a economia da Tunísia. Após o ataque de Sousse, a ministra do Turismo , Selma Rekik, estimou que o impacto económico do atentado pode atingir os mil milhões de dinares (450 milhões de euros) em 2015 e advertiu que "se o setor colapsa (...), a economia desmorona".

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.