Wendiceratops é uma nova espécie de dinossauro descoberta no Canadá

Foi descoberta uma nova espécie de dinossauro em Alberta, no Canadá. Chama-se Wendiceratops e é membro da família do Triceratops.

Os investigadores estimam que o Wendiceratops pinhornensis tenha vivido há 79 milhões de anos. Media seis metros de comprimento e pesava perto de duas tonelada. Tinha como característica principal um corno largo sobre o nariz e uma série de ossos em redor da nuca.

As cerca de 200 ossadas que pertenceram a três dinossauros da mesma espécie foram encontradas por um grupo de cientistas, mas a primeira pessoa que as viu foi a arqueóloga Wendy Sloboda, pelo que teve a honra de ver o seu nome associado ao dinossauro.

O artigo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Plos One

• "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

• Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

Cultura

O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.