sicnot

Perfil

Mundo

Ataque bombista suicida num posto de controlo militar em Maiduguri na Nigéria

Um bombista suicida fez-se explodir hoje num posto de controlo militar nos subúrbios da cidade de Maiduguri, na Nigéria, no decorrer de ataques reivindicados pelos rebeldes islamitas do Boko Haram.

© Stringer . / Reuters

A explosão ocorreu por volta das 11:10 TMG (12:10 em Lisboa) no posto militar em Jimtilo, segundo testemunhos de dois civis, citados pela agência noticiosa francesa, AFP. 

"Houve algumas baixas mas ainda estamos em fase de apuramento das mesmas", disse à AFP um representante da milícia que colabora com o exército no combate aos rebeldes.

No sábado passado duas pessoas morreram em Maiduguri na sequência de um ataque falhado por dois bombistas suicidas a uma estação de autocarros. 

Antes, 15 pessoas morreram em N'Djamena, na capital do Chade, após um bombista suicida se ter explodido num mercado lotado.

Estes ataques acontecem após a Nigéria, e outros países vizinhos, terem desenvolvido conjuntamente uma força regional para combater contra os rebeldes islamitas do Boko Haram, os quais reforçaram a intensidade dos seus ataques contra civis.  

Maiduguri tem sido alvo frequente de ataques e desde a presidência de Muhammadu Bari, em 29 maio, cerca de 570 pessoas já morreram na Nigéria.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.