sicnot

Perfil

Mundo

"Ato mal-intencionado" estará na origem de explosões em petroquímica no sul de França

As duas explosões seguidas de um incêndio ocorridas hoje numa empresa petroquímica no sul de França, que não causaram feridos, não terão tido uma causa acidental, afirmam várias fontes concordantes.

© Philippe Laurenson / Reuters

"Um ato mal-intencionado é uma hipótese séria", disse uma fonte próxima do caso, citada pela agência France Presse.

"De acordo com os primeiros elementos do inquérito, a probabilidade dos dois tanques, a uma distância de 500 metros, se incendiarem é muito baixa. Os investigadores privilegiam a teoria de um ato voluntário", afirmou outra fonte citada pela AFP.

O vice-procurador Rémy Avon anunciou ter sido aberto um inquérito por "destruição por incêndio".

As duas explosões ocorreram cerca das 03:00 locais (02:00 em Lisboa) no complexo da empresa holandesa LyondellBasell em Berre-l'Etang, perto do aeroporto de Marselha-Marignane, indicou fonte da investigação.

Os tanques continham hidrocarbonetos e os incêndios foram apagados pelos bombeiros a meio do dia.

Um responsável da empresa disse que o incidente "não é tóxico", tendo sido instalada uma "barragem preventiva" na lagoa junto ao complexo fabril para evitar qualquer poluição.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02