sicnot

Perfil

Mundo

"Ato mal-intencionado" estará na origem de explosões em petroquímica no sul de França

As duas explosões seguidas de um incêndio ocorridas hoje numa empresa petroquímica no sul de França, que não causaram feridos, não terão tido uma causa acidental, afirmam várias fontes concordantes.

© Philippe Laurenson / Reuters

"Um ato mal-intencionado é uma hipótese séria", disse uma fonte próxima do caso, citada pela agência France Presse.

"De acordo com os primeiros elementos do inquérito, a probabilidade dos dois tanques, a uma distância de 500 metros, se incendiarem é muito baixa. Os investigadores privilegiam a teoria de um ato voluntário", afirmou outra fonte citada pela AFP.

O vice-procurador Rémy Avon anunciou ter sido aberto um inquérito por "destruição por incêndio".

As duas explosões ocorreram cerca das 03:00 locais (02:00 em Lisboa) no complexo da empresa holandesa LyondellBasell em Berre-l'Etang, perto do aeroporto de Marselha-Marignane, indicou fonte da investigação.

Os tanques continham hidrocarbonetos e os incêndios foram apagados pelos bombeiros a meio do dia.

Um responsável da empresa disse que o incidente "não é tóxico", tendo sido instalada uma "barragem preventiva" na lagoa junto ao complexo fabril para evitar qualquer poluição.

Lusa

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.