sicnot

Perfil

Mundo

"Ato mal-intencionado" estará na origem de explosões em petroquímica no sul de França

As duas explosões seguidas de um incêndio ocorridas hoje numa empresa petroquímica no sul de França, que não causaram feridos, não terão tido uma causa acidental, afirmam várias fontes concordantes.

© Philippe Laurenson / Reuters

"Um ato mal-intencionado é uma hipótese séria", disse uma fonte próxima do caso, citada pela agência France Presse.

"De acordo com os primeiros elementos do inquérito, a probabilidade dos dois tanques, a uma distância de 500 metros, se incendiarem é muito baixa. Os investigadores privilegiam a teoria de um ato voluntário", afirmou outra fonte citada pela AFP.

O vice-procurador Rémy Avon anunciou ter sido aberto um inquérito por "destruição por incêndio".

As duas explosões ocorreram cerca das 03:00 locais (02:00 em Lisboa) no complexo da empresa holandesa LyondellBasell em Berre-l'Etang, perto do aeroporto de Marselha-Marignane, indicou fonte da investigação.

Os tanques continham hidrocarbonetos e os incêndios foram apagados pelos bombeiros a meio do dia.

Um responsável da empresa disse que o incidente "não é tóxico", tendo sido instalada uma "barragem preventiva" na lagoa junto ao complexo fabril para evitar qualquer poluição.

Lusa

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.