sicnot

Perfil

Mundo

"Ato mal-intencionado" estará na origem de explosões em petroquímica no sul de França

As duas explosões seguidas de um incêndio ocorridas hoje numa empresa petroquímica no sul de França, que não causaram feridos, não terão tido uma causa acidental, afirmam várias fontes concordantes.

© Philippe Laurenson / Reuters

"Um ato mal-intencionado é uma hipótese séria", disse uma fonte próxima do caso, citada pela agência France Presse.

"De acordo com os primeiros elementos do inquérito, a probabilidade dos dois tanques, a uma distância de 500 metros, se incendiarem é muito baixa. Os investigadores privilegiam a teoria de um ato voluntário", afirmou outra fonte citada pela AFP.

O vice-procurador Rémy Avon anunciou ter sido aberto um inquérito por "destruição por incêndio".

As duas explosões ocorreram cerca das 03:00 locais (02:00 em Lisboa) no complexo da empresa holandesa LyondellBasell em Berre-l'Etang, perto do aeroporto de Marselha-Marignane, indicou fonte da investigação.

Os tanques continham hidrocarbonetos e os incêndios foram apagados pelos bombeiros a meio do dia.

Um responsável da empresa disse que o incidente "não é tóxico", tendo sido instalada uma "barragem preventiva" na lagoa junto ao complexo fabril para evitar qualquer poluição.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".