sicnot

Perfil

Mundo

Obama torna-se o primeiro Presidente dos EUA a visitar uma prisão do país

Barack Obama tornou-se hoje o primeiro Presidente dos Estados Unidos em funções a visitar uma prisão federal do país, numa altura em que está a tentar reformar o dispendioso e sobrepovoado sistema correcional norte-americano.

© Kevin Lamarque / Reuters

Obama chegou à Instituição Federal de Correção de El Reno, no estado de Oklahoma, onde se encontrará com responsáveis do estabelecimento e reclusos e falará sobre as reformas propostas.

Quase um quarto da população prisional mundial está concentrado nas prisões norte-americanas, embora os Estados Unidos tenham menos de 5% da população mundial.

O chefe de Estado quer reduzir o número de pessoas encarceradas, bem como limitar o recurso à solitária e acabar com as sentenças mínimas obrigatórias.

"O nosso sistema de justiça criminal não é tão inteligente como deveria ser: não está a manter-nos tão seguros como deveria, não é tão justo como deveria ser. O encarceramento maciço deixa o nosso país pior", defendeu esta semana, depois de comutar as penas de 46 infratores da lei antidroga não-violentos.

Os Estados Unidos têm tantas pessoas na prisão como a soma dos maiores 35 países da Europa, verificando-se a existência de um número desproporcional de negros e hispânicos atrás das grades.

Os negros e os hispânicos representam 60% da população prisional no país, ao passo que apenas cerca de 30% dos reclusos são brancos.

O sistema prisional norte-americano sofreu uma explosão nos custos. Estimado em 80 mil milhões de dólares (73,5 mil milhões de euros), o orçamento para as prisões representa um terço da despesa anual do Departamento da Justiça.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.