sicnot

Perfil

Mundo

Recorde de concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera em 2014

Os gases com efeito de estufa, cujo aumento é responsável pelo aquecimento global, atingiram níveis inéditos de concentração na atmosfera durante 2014, quando a superfície terrestre registou uma temperatura média recorde, segundo um estudo científico internacional publicado hoje.

© Gleb Garanich / Reuters

"O dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, os principais gases emitidos para a atmosfera, alcançaram níveis recorde de concentração na atmosfera durante o ano" de 2014, lê-se no relatório "O Estado do Clima", da Agência governamental norte-americana para os oceanos e a atmosfera (NOAA), citado pela France Presse.

A região leste da América do Norte foi a única zona no mundo a registar uma temperatura abaixo da média em 2014.

Um total de 413 cientistas, de 58 países, contribuíram para o estudo, baseado em dados recolhidos por postos de vigilância ambientais por todo o mundo.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".