NASA revela imagens de vastas planícies geladas em Plutão

A agência espacial norte-americana NASA continuou esta sexta-feira a revelar imagens e novos dados de Plutão através da sonda "New Horizons", que descobriu agora que existem vastas planícies geladas naquele planeta.

Segundo a NASA, a planície fica a norte de uma cadeia de montanhas, numa região que vista do espaço tem o formato de um coração, que recebeu o nome "Tombaugh Regio", já considerado um dos símbolos do planeta.

AP

Depois de ter divulgado, na terça-feira, a primeira imagem da superfície de Plutão, que mostrava a existência de montanhas que se elevam a mais de três mil metros, a NASA mostrou hoje uma nova fotografia enviada pela sonda "New Horizons", que revela a existência de planícies geladas naquele planeta situado nos confins do sistema solar.

A equipa da missão "New Horizons", que está fascinada com os novos dados recebidos, chamou a esta planície gelada "Plain Sputnik", em homenagem ao primeiro satélite artificial enviado para o espaço pela União Soviética.

"Esta não é uma área fácil de decifrar", disse Jeffrey Moore, um dos cientistas da missão, sublinhando que "a superfície desta área é relativamente recente, com menos de 100 milhões de anos, e, provavelmente, ainda está a ser moldada por processos geológicos".

O cientista adiantou que "a descoberta destas vastas planícies muito jovens, sem crateras, em Plutão ultrapassa todas as expectativas que havia antes da missão".

Depois de uma viagem que durou mais de nove anos e em que percorreu 4,8 mil milhões de quilómetros, a "New Horizons" aproximou-se de Plutão na terça-feira.

Nos próximos 16 meses, a "New Horizons" vai continuar a enviar para Terra imagens de Plutão.

• A nova imagem de Plutão

A nova imagem de Plutão chegou na noite da passada terça-feira. Mas enquanto a NASA não publica mais informação enviada pela sonda espacial, vale a pena recordar a alegria de quem esperou por este momento durante quase uma década.

• Montanhas geladas em Plutão e desfiladeiros na lua Caronte

Ao fim de quase uma década de viagem, em que percorreu 4,8 mil milhões de quilómetros pelo sistema solar, a nave espacial não tripulada da NASA New Horizons alcançou o ponto mais próximo de Plutão. Está agora a recolher dados do planeta-anão que estão a ser enviados para a Terra. Estima-se que sejam precisos 16 meses para concluir o processo de transmissão.

• Novas imagens de Plutão

Nos próximos 16 meses, a sonda espacial New Horizons vai dar aos cientistas uma prenda por dia. Imagens e informações como as que foram divulgadas hoje.

• António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"

O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

• Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris