NASA revela imagens de vastas planícies geladas em Plutão

A agência espacial norte-americana NASA continuou esta sexta-feira a revelar imagens e novos dados de Plutão através da sonda "New Horizons", que descobriu agora que existem vastas planícies geladas naquele planeta.

Segundo a NASA, a planície fica a norte de uma cadeia de montanhas, numa região que vista do espaço tem o formato de um coração, que recebeu o nome "Tombaugh Regio", já considerado um dos símbolos do planeta.

AP

Depois de ter divulgado, na terça-feira, a primeira imagem da superfície de Plutão, que mostrava a existência de montanhas que se elevam a mais de três mil metros, a NASA mostrou hoje uma nova fotografia enviada pela sonda "New Horizons", que revela a existência de planícies geladas naquele planeta situado nos confins do sistema solar.

A equipa da missão "New Horizons", que está fascinada com os novos dados recebidos, chamou a esta planície gelada "Plain Sputnik", em homenagem ao primeiro satélite artificial enviado para o espaço pela União Soviética.

"Esta não é uma área fácil de decifrar", disse Jeffrey Moore, um dos cientistas da missão, sublinhando que "a superfície desta área é relativamente recente, com menos de 100 milhões de anos, e, provavelmente, ainda está a ser moldada por processos geológicos".

O cientista adiantou que "a descoberta destas vastas planícies muito jovens, sem crateras, em Plutão ultrapassa todas as expectativas que havia antes da missão".

Depois de uma viagem que durou mais de nove anos e em que percorreu 4,8 mil milhões de quilómetros, a "New Horizons" aproximou-se de Plutão na terça-feira.

Nos próximos 16 meses, a "New Horizons" vai continuar a enviar para Terra imagens de Plutão.

• A nova imagem de Plutão

A nova imagem de Plutão chegou na noite da passada terça-feira. Mas enquanto a NASA não publica mais informação enviada pela sonda espacial, vale a pena recordar a alegria de quem esperou por este momento durante quase uma década.

• Montanhas geladas em Plutão e desfiladeiros na lua Caronte

Ao fim de quase uma década de viagem, em que percorreu 4,8 mil milhões de quilómetros pelo sistema solar, a nave espacial não tripulada da NASA New Horizons alcançou o ponto mais próximo de Plutão. Está agora a recolher dados do planeta-anão que estão a ser enviados para a Terra. Estima-se que sejam precisos 16 meses para concluir o processo de transmissão.

• Novas imagens de Plutão

Nos próximos 16 meses, a sonda espacial New Horizons vai dar aos cientistas uma prenda por dia. Imagens e informações como as que foram divulgadas hoje.

• Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar

Caso CGD

O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

• PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD

Caso CGD

PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

• Acha que conhece o seu país?
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

• Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

• O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado

A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

• O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
  • Os ensaios para a maior festa do ano

Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.