sicnot

Perfil

Mundo

Pai condenado a oito anos de prisão por consentir casamento da filha de 12 anos

Um pai de família australiano foi condenado hoje a oito anos de prisão por ter consentido um casamento islâmico entre a filha de 12 anos e um homem com o dobro da idade.

© Stoyan Nenov / Reuters

O pai, de 63 anos, que não pode ser identificado a fim de ser protegida a identidade da menina, foi considerado culpado de ter oferecido uma menor para fins sexuais e de ter encorajado o casal a ter relações.

O acusado, que poderá sair em liberdade em 2020, "falhou nas suas obrigações para com a filha", afirmou a juíza Deborah Sweeney na leitura da sentença em Sydney.

O pai, que negou as acusações, explicou que pretendia evitar que a filha cometesse um pecado - caso mantivesse relações sexuais antes do matrimónio -, pelo que decidiu casá-la na altura da puberdade.

Quando um libanês, de 26 anos, entrou na Austrália com visto de estudante, mostrou interesse na menina, o pai deu o seu consentimento, tendo o casamento tido sido celebrado no ano passado por um xeque local.

Esta união é inválida aos olhos da lei australiana.

Na noite de núpcias, o casal foi para um hotel, com o aval do pai, sublinhou a juíza.

O casal manteve relações sexuais no local e outras duas vezes na residência do pai no fim de semana seguinte.

A menina, a quem foi dito que não podia utilizar métodos contracetivos por irem contra os ensinamentos religiosos, ficou grávida e sofreu um aborto espontâneo.

O jovem libanês foi condenado a sete anos e meio de prisão por abuso sexual de menores.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.