sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 150 feridos em colisão de comboios na África do Sul

Pelo menos 150 pessoas ficaram hoje feridas em consequência da colisão de dois comboios na cidade sul-africana de Joanesburgo, entre as estações de Booysens e Crown Mines, noticiou a imprensa local.

Jacques Nelles

"Aparentemente, os dois comboios chocaram, mas as causas ainda estão a ser investigadas. Pelo menos um dos comboios descarrilou", declarou o porta-voz do serviço de emergências sul-africano ao portal de notícias News24, Russel Meiring.

A estação de Booysens está cheia de feridos, todos estabilizados e com ferimentos ligeiros: "Temos cerca de 150 pessoas feridas no local".

No passado mês de abril, outros dois comboios colidiram em Denver, Joanesburgo, depois de o condutor de um deles ter passado um semáforo e embatido noutro que se encontrava parado, fazendo um morto e duas centenas de feridos com diversos níveis de gravidade.

Investigações posteriores revelaram um possível mau funcionamento do sistema de sinalização, mas também que o comboio que colidiu circulava a uma velocidade bastante superior à permitida nesse troço da via-férrea.

Em 2014, outras 80 pessoas ficaram feridas num acidente ferroviário na cidade portuária de Durban, ao passo que, no ano anterior, mais 300 tiveram de receber tratamento após um acidente em Pretória.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.