sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 150 feridos em colisão de comboios na África do Sul

Pelo menos 150 pessoas ficaram hoje feridas em consequência da colisão de dois comboios na cidade sul-africana de Joanesburgo, entre as estações de Booysens e Crown Mines, noticiou a imprensa local.

Jacques Nelles

"Aparentemente, os dois comboios chocaram, mas as causas ainda estão a ser investigadas. Pelo menos um dos comboios descarrilou", declarou o porta-voz do serviço de emergências sul-africano ao portal de notícias News24, Russel Meiring.

A estação de Booysens está cheia de feridos, todos estabilizados e com ferimentos ligeiros: "Temos cerca de 150 pessoas feridas no local".

No passado mês de abril, outros dois comboios colidiram em Denver, Joanesburgo, depois de o condutor de um deles ter passado um semáforo e embatido noutro que se encontrava parado, fazendo um morto e duas centenas de feridos com diversos níveis de gravidade.

Investigações posteriores revelaram um possível mau funcionamento do sistema de sinalização, mas também que o comboio que colidiu circulava a uma velocidade bastante superior à permitida nesse troço da via-férrea.

Em 2014, outras 80 pessoas ficaram feridas num acidente ferroviário na cidade portuária de Durban, ao passo que, no ano anterior, mais 300 tiveram de receber tratamento após um acidente em Pretória.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..