sicnot

Perfil

Mundo

Presidente brasileira recebe homóloga argentina após cimeira da Mercosul

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu, esta sexta-feira, na sua residência oficial, a sua homóloga argentina, Cristina Kirchner, depois de ambas terem participado na cimeira da Mercosul, que encerrou em Brasília.

Eraldo Peres

A chefe de Estado argentina deslocou-se ao Palácio da Alvorada, a residência oficial dos Presidentes brasileiros, acompanhada pelo seu ministro da Economia, Axel Kicillof, pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Eduardo Zuain, bem como pelos secretários de Relações Económicas Internacionais e de Comunicação Pública, Carlos Bianco e Alfredo Scoccimarro, respetivamente.

Rousseff, por seu turno, tinha a seu lado o chefe da diplomacia brasileira, Mauro Vieira, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Externo, Armando Monteiro, e o titular da Secretaria da Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva.

Após o encontro, que durou cerca de duas horas e meia, sobre cujo teor qual não foram reveladas informações, a Presidente argentina seguiu para o aeroporto sem prestar declarações.

A cimeira da Mercosul reuniu na capital brasileira, os Presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, bem como os das Bolívia e Guiana.

Durante a cimeira, Rousseff quebrou a formalidade com um emotivo discurso e irrompeu em lágrimas ao anunciar que se tratava provavelmente da última reunião do bloco participada pela sua "companheira e amiga".

Cristina Kirchner, a quem a Constituição impede de concorrer às eleições de outubro próximo, recebeu das mãos de Rousseff a Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais importante condecoração concedida pelo Governo brasileiro.

"Terá sempre aqui uma amiga pronta para partilhar sonhos e esperanças", disse Rousseff.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.