sicnot

Perfil

Mundo

EUA espiaram antigo chefe da diplomacia alemã Frank-Walter Steinmeier

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos espiou, durante anos, o atual chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, segundo informações hoje divulgadas em comunicado pelo Wikileaks.

© Leonhard Foeger / Reuters

Segundo o Wikileaks, a NSA espiou o ministério alemão dos Negócios Estrangeiros, antes de aquele organismo mudar a sua sede de Bona para Berlim, em 1999, e também teve sob mira o ministro Joschka Fischer, que ocupou o cargo de 1998 a 2005.

Entre os documentos divulgados pelo Wikileaks, está o que refere um encontro entre Frank-Walter Steinmeier e a antiga secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, sobre os voos da CIA.

No documento, a NSA informa que o ministro alemão "parecia aliviado por não ter recebido da secretária de Estado uma resposta definitiva" sobre informações que denunciavam possíveis voos da CIA no espaço aéreo alemão com destino a prisões secretas na Europa de leste, usadas para interrogar suspeitos de terrorismo.

Antes de ser nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, em 2005, Frank-Walter Steinmeier era chefe de gabinete do antigo chanceler alemão Gerhard Schroeder e também coordenava as agências alemãs de espionagem.

Para o diretor do Wikileaks, Julian Assange, os documentos hoje divulgados indicam que a "NSA foi usada para ajudar a CIA a sequestrar e torturar com impunidade" e que contou com a "complacência tácita de governos europeus".

As relevações feitas hoje juntam-se às publicadas a 08 de julho, segundo as quais a NSA espiou, durante décadas, os governos alemães de Angela Merkel, Schroeder e Helmut Kohl.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira