sicnot

Perfil

Mundo

Rui Machete diz que reabertura de embaixadas dos EUA e de Cuba é "manifestação de paz que deve ser celebrada"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, afirmou hoje que a reabertura das embaixadas dos Estados Unidos e de Cuba em Havana e Washington é "uma manifestação de paz" que deve ser "celebrada".

SHAWN THEW

"É, do ponto de vista histórico, significativo, porque acaba com um conflito que durava há 50 anos e que já não tinha razão de ser. Todas as manifestações de paz devem ser celebradas, e esta é manifestamente um delas", comentou Rui Machete, à saída de uma reunião dos chefes de diplomacia da União Europeia, em Bruxelas.

A bandeira cubana foi hoje içada no Departamento de Estado norte-americano, num gesto histórico que marca a renovação dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a abertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos.

As relações diplomáticas foram retomadas oficialmente às 00:00 de hoje, com a bandeira cubana a ser içada algumas horas mais tarde, num gesto que visa enterrar décadas de afastamento entre os dois países.

O restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria, marca o fim da primeira fase desse processo iniciado a 17 de dezembro de 2014, mas o Presidente cubano, Raúl Castro, insiste em que as relações bilaterais só serão normalizadas quando o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, utilizar os seus "poderes executivos" para pôr fim ao embargo imposto à ilha em 1962.

A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em dezembro, de uma reaproximação entre estes dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança.

Lusa

  • EUA e Cuba reabrem hoje embaixadas

    Mundo

    Os Estados Unidos e Cuba reabrem hoje as respetivas embaixadas em Havana e Washington, reatando relações diplomáticas sete meses após o início de um histórico processo de reaproximação, ao fim de 54 anos de costas voltadas.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.