sicnot

Perfil

Mundo

Chuvas torrenciais causam pelo menos 19 mortos nas Filipinas

Pelo menos 19 pessoas morreram, oito estão desaparecidas e 124.416 ficaram desalojadas nas Filipinas por causa das inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais das últimas semanas, informaram hoje fontes oficiais.

© Stringer Philippines / Reuters

A zona mais afetada encontra-se no norte do país e inclui, entre outras áreas, as regiões central Luzón e Cagayan Valley, além de Manila, segundo o último relatório do Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas.

Pelo menos 3.100 pessoas são atendidas e tratadas em 25 centros de evacuação e outras 32.676 recebem assistência fora dessas instalações.

Um total de 18 casas ficou destruído e 68 ficaram danificadas devido às inundações e deslizamentos de terra, segundo as autoridades.

A agência filipina calculou que o dano provisório dos arrozais e campos de milho ascende a 3,9 milhões de pesos (cerca de 79.000 euros) e das estradas e pontes a 1,5 milhões de pesos (30.000 euros).

A desflorestação, a proliferação de locais de minerais ilegais, a pobre rede de infraestruturas e as favelas aumentam o impacto das chuvas e dos entre 15 a 20 tufões que atingem as Filipinas durante a época de monção (designação dada aos ventos sazonais, normalmente associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais).

A estação chuvosa nas Filipinas começa, normalmente, entre maio e junho e termina entre novembro e dezembro.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.