sicnot

Perfil

Mundo

Desemprego no Brasil aumenta 44,9% num ano e atinge 1,7 milhão de pessoas

O desemprego no Brasil atingiu 1,7 milhões de pessoas em junho, o que representa um aumento de 44,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

© Sergio Moraes / Reuters

A taxa de desemprego registada em junho foi de 6,9%, a maior desde julho de 2010, e ligeiramente superior ao mês de maio (6,7%).

O desemprego no Brasil é medido pela chamada taxa de desocupação, que considera os maiores de 14 anos que estão sem emprego, mas ativamente em busca de trabalho.

O valor do rendimento médio mensal real caiu de 2.212,87 reais (613,56 euros) em junho de 2014 para 2.149,10 reais (595,88 euros) no mesmo mês deste ano.

A Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje pelo IBGE, entrevista brasileiros nas regiões metropolitanas das cidades de Porto Alegre (região sul do país), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo (as três no sudeste), Salvador e Recife (no nordeste).

Outra pesquisa divulgada pelo instituto no início do mês, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, registou uma taxa de desocupação de 8,1%, correspondente a 7,9 milhões de pessoas, no primeiro trimestre.

A diferença ocorre porque essa pesquisa é mais ampla, e considera domicílios de 3.500 municípios.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.