sicnot

Perfil

Mundo

Desemprego no Brasil aumenta 44,9% num ano e atinge 1,7 milhão de pessoas

O desemprego no Brasil atingiu 1,7 milhões de pessoas em junho, o que representa um aumento de 44,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

© Sergio Moraes / Reuters

A taxa de desemprego registada em junho foi de 6,9%, a maior desde julho de 2010, e ligeiramente superior ao mês de maio (6,7%).

O desemprego no Brasil é medido pela chamada taxa de desocupação, que considera os maiores de 14 anos que estão sem emprego, mas ativamente em busca de trabalho.

O valor do rendimento médio mensal real caiu de 2.212,87 reais (613,56 euros) em junho de 2014 para 2.149,10 reais (595,88 euros) no mesmo mês deste ano.

A Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje pelo IBGE, entrevista brasileiros nas regiões metropolitanas das cidades de Porto Alegre (região sul do país), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo (as três no sudeste), Salvador e Recife (no nordeste).

Outra pesquisa divulgada pelo instituto no início do mês, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, registou uma taxa de desocupação de 8,1%, correspondente a 7,9 milhões de pessoas, no primeiro trimestre.

A diferença ocorre porque essa pesquisa é mais ampla, e considera domicílios de 3.500 municípios.

Lusa

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.