sicnot

Perfil

Mundo

Desemprego no Brasil aumenta 44,9% num ano e atinge 1,7 milhão de pessoas

O desemprego no Brasil atingiu 1,7 milhões de pessoas em junho, o que representa um aumento de 44,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

© Sergio Moraes / Reuters

A taxa de desemprego registada em junho foi de 6,9%, a maior desde julho de 2010, e ligeiramente superior ao mês de maio (6,7%).

O desemprego no Brasil é medido pela chamada taxa de desocupação, que considera os maiores de 14 anos que estão sem emprego, mas ativamente em busca de trabalho.

O valor do rendimento médio mensal real caiu de 2.212,87 reais (613,56 euros) em junho de 2014 para 2.149,10 reais (595,88 euros) no mesmo mês deste ano.

A Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje pelo IBGE, entrevista brasileiros nas regiões metropolitanas das cidades de Porto Alegre (região sul do país), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo (as três no sudeste), Salvador e Recife (no nordeste).

Outra pesquisa divulgada pelo instituto no início do mês, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, registou uma taxa de desocupação de 8,1%, correspondente a 7,9 milhões de pessoas, no primeiro trimestre.

A diferença ocorre porque essa pesquisa é mais ampla, e considera domicílios de 3.500 municípios.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.