sicnot

Perfil

Mundo

Dissidente chinês Ai Weiwei recupera passaporte

O artista e ativista chinês Ai Weiwei recuperou o passaporte que lhe foi retirado pelas autoridades chinesas há mais de quatro anos. Conhecido por ser um dissidente, Ai Weiwei publicou uma fotografia nas redes sociais onde mostra que finalmente pode sair da China.

© Kim Kyung Hoon / Reuters

Ai Weiwei foi detido em 2011 com outros ativistas por alegada fraude fiscal e bigamia. Chegou também a ser multado por fuga aos impostos, mas sempre recusou as acusações que dizia serem motivadas pelas críticas que fez ao Governo de Pequim.

A detenção gerou uma onda de indignação a nível internacional e levou muitos artistas a exigirem a libertação de Ai Weiwei.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.