sicnot

Perfil

Mundo

Soyuz faz acoplagem com êxito à Estação Espacial Internacional

A nave tripulada russa Soyuz TMA-17M acoplou-se hoje com êxito à Estação Espacial Internacional (EEI), informou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.

YURI KOCHETKOV / Lusa

A acoplagem ocorreu às 5:46 de Moscovo (03:46 em Lisboa) em modo automático.

A bordo da Soyuz chegaram à EEI o russo Oleg Kononenko, o norte-americano Kjell Lindgren e o japonês Kimiya Yui.

O voo da nave russa até à EEI durou pouco menos de seis horas, já que foi utilizada a chamada trajetória rápida, que permite à Soyuz alcançar a estação depois de dar apenas quatro voltas à Terra.

As escotilhas vão ser abertas depois de se confirmado o hermetismo da acoplagem e de se igualar a pressão da Soyuz à da EEI, processo que habitualmente leva várias horas.

Os recém-chegados vão juntar-se aos atuais três tripulantes da estação: aos russos Mijail Kornienko e Gennadi Padalka, e ao astronauta da NASA, Scott Kelly.

Um porta-voz da agência espacial russa Roscomos citado pela agência oficial RIA Novosti indicou que durante o voo o painel solar esquerdo da nave não abriu, mas esclareceu que apenas um dos dois painéis garante a energia necessária para o funcionamento da Soyuz.

Situação idêntica ocorreu em setembro de 2014, com a Soyuz TMA-14M, que também acoplou sem problemas à EEI.

A chegada da Soyuz TMA-17M tem lugar comn dois meses de atraso devido a problemas registados recentemente no programa espacial russo, em particular, a perda, em abril último, da nave de carga Progress, que transportava suprimentos para a plataforma orbital.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de 100.000 milhões de dólares em que participam 16 nações, orbita a uma velocidade de mais de 27.000 quilómetros por hora, a uma distância de 400 quilómetros da Terra.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.