sicnot

Perfil

Mundo

Ataques aéreos turcos na Síria matam nove membros do Estado Islâmico

Os primeiros ataques aéreos turcos, no norte da Síria, provocaram nove mortos da organização 'jihadista' autoproclamada de Estado Islâmico (EI), comunicou hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSHD).

© Bassam Khabieh / Reuters

O diretor do OSHD confirmou à agência France Presse, que "os aviões de guerra turcos realizaram três ataques aéreos, a nordeste da cidade Alepo, provocando nove mortes e 12 feridos", que foram transportados para um hospital da cidade, dirigido pelo EI.

Segundo o Observatório, a investida aérea, a oeste de Jarablus, perto da fronteira turca, teve como alvo posições exatas dos membros do EI.

O lançamento de mísseis, pelos caças F-16, foram as primeiras ações da aviação turca contra a posição dos extremistas na Síria.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que os ataques comandados pela Turquia, que surgem como resposta ao ataque de quinta-feira do EI ao exército turco (que resultou em uma morte e dois feridos), têm cumprido o seu objetivo e vão continuar.

A Turquia realizou quinta-feira uma grande operação de desmantelamento de redes terroristas em todo o país, resultando na prisão de 251 elementos, segundo um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro turco.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC