sicnot

Perfil

Mundo

Ataques aéreos turcos na Síria matam nove membros do Estado Islâmico

Os primeiros ataques aéreos turcos, no norte da Síria, provocaram nove mortos da organização 'jihadista' autoproclamada de Estado Islâmico (EI), comunicou hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSHD).

© Bassam Khabieh / Reuters

O diretor do OSHD confirmou à agência France Presse, que "os aviões de guerra turcos realizaram três ataques aéreos, a nordeste da cidade Alepo, provocando nove mortes e 12 feridos", que foram transportados para um hospital da cidade, dirigido pelo EI.

Segundo o Observatório, a investida aérea, a oeste de Jarablus, perto da fronteira turca, teve como alvo posições exatas dos membros do EI.

O lançamento de mísseis, pelos caças F-16, foram as primeiras ações da aviação turca contra a posição dos extremistas na Síria.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse que os ataques comandados pela Turquia, que surgem como resposta ao ataque de quinta-feira do EI ao exército turco (que resultou em uma morte e dois feridos), têm cumprido o seu objetivo e vão continuar.

A Turquia realizou quinta-feira uma grande operação de desmantelamento de redes terroristas em todo o país, resultando na prisão de 251 elementos, segundo um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro turco.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10