sicnot

Perfil

Mundo

Turquia acusa Grécia de danificar embarcações que transportam refugiados sírios

Barcos alegadamente tripulados por guardas costeiros gregos danificaram em várias ocasiões lanchas pneumáticas que transportavam refugiados sírios com destino à Grécia, denunciou o governador da cidade turca de Esmirna.

© Yannis Behrakis / Reuters

Numa nota publicada hoje no diário Hürriyet, e citada pela agência EFE, aquele responsável descreve três casos, relatados por refugiados sírios a membros da guarda costeira turca que os resgataram, em que pessoas que falavam grego, mascaradas e envergando uniforme, danificaram a lancha em que se deslocavam, provocando o seu naufrágio.

Na terça-feira passada, uma lancha que levava entre 10 e 15 refugiados foi abalroada por alegados guardas costeiros gregos, e acabou por virar, tendo os refugiados sido posteriormente resgatados pelas autoridades turcas.

Num outro caso, também relatado por refugiados, homens mascarados rebocaram uma lancha de regresso à costa turca, tendo retirado os bidões de gasolina, enquanto num outro incidente, arrancaram o motor do barco e atiraram-no ao mar, segundo o comunicado.

Na segunda-feira, guardas costeiros turcos efetuaram 44 saídas de salvamento e resgataram 568 refugiados, que se deslocavam para as ilhas gregas, além de terem detido três alegados traficantes de seres humanos, acrescenta.

Desde o inicio do ano, 20.165 refugiados sem documentos foram salvos em 629 operações, nas aguas turcas do mar Egeu, ao que se junta a detenção de 42 traficantes, especifica o comunicado.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.